Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Elba Gamino da-
dc.date.accessioned2016-10-26T21:39:59Z-
dc.date.available2016-10-26T21:39:59Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/606-
dc.description.abstractO presente trabalho refere-se a uma pesquisa de cunho qualitativo, tipo estudo de caso. Está vinculada à linha de pesquisa: Formação Docente, Teorias e Práticas Educativas do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Educação do Unilasalle. A pesquisa origina-se do projeto “Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e formação de professores na Rede Municipal de Ensino de Canoas: a pesquisa-ação colaborativa como elemento de qualificação das práticas educativas”, financiado pelo INEP/CAPES (Observatório da Educação). Assim, a proposta desta dissertação direcionou-se aos professores alfabetizadores nos primeiros e segundos anos do ensino fundamental, em duas escolas da rede municipal do ensino de Canoas, localizadas no bairro Guajuviras. Tal investigação teve por objetivo compreender como os professores construíram sua identidade docente, estabelecendo relações entre sua formação inicial e sua experiência profissional. Refletiu-se sobre o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem, buscando a qualificação na prática docente. Para pensar a identidade docente, foi importante percebê-la não só como construção individual, mas também de forma coletiva, construída por valores, crenças e atitudes. Os aportes teórico-metodológicos se basearam em fontes orais, acompanhadas por uma entrevista semiestruturada, que possibilitou um olhar do cotidiano do cenário da pesquisa, pois a utilização de tal metodologia propiciou o enriquecimento e ampliação do olhar para a temática escolhida, uma vez que essa é uma ferramenta de análise na qual foi possível perceber o quanto o discurso e a pratica podem estar em encontro ou desencontro. Autores como Maurice Tardif, Stuart Hall e Marie Christine Josso contribuíram para o estudo proposto. Assim como a construção da identidade do indivíduo se dá através do processo de interação com outros seres humanos, a identidade docente também caminha nessa direção, ou seja, não se constitui sozinha. A formação em uma licenciatura não é garantia para se legitimar como docente. Será através de sua trajetória profissional, juntamente com a reflexão de suas ações, que será possível sua identificação com a profissão.pt_BR
dc.description.abstractThis paper refers to a research project, a qualitative, case study. Is linked to the research line: Teacher Education, Educational Theories and Practices of Post - graduate studies, Masters in Education Unilasalle. The research stems from the project " Literacy in the Early Years of Primary Education and teacher education in municipal schools in Canoas: a collaborative action research as part of qualifying educational practices", funded by INEP / CAPES (Education Observatory.) Thus, the purpose of this dissertation is directed to literacy teachers in the first and second years of primary school, two municipal schools teaching Canoes, located in the neighborhood Guajuviras. This research aimed to understand how teachers built their teacher identity, establishing relationships between initial training and professional experience. Reflected on the role of the teacher in teaching and learning, seeking a qualification in teaching practice. To think the teacher identity was important perceive it not only as individual building, but also collectively, built by values , beliefs and attitudes. The theoretical- methodological relied on oral sources, followed by a semistructured interview, which allowed a look of daily research scenario, because the use of this methodology led to the enrichment and expansion of looking at the theme chosen, since this is a tool of analysis in which it was possible to see how the discourse and practice may be against or mismatch. Authors such as Maurice Tardif, Stuart Hall and Marie Christine Josso contributed to the proposed study. As the construction of the identity of the individual is through the process of interaction with other humans, teacher identity is also heading in that direction, ie, is not alone. Training for a degree is no guarantee as to legitimize teaching. Will be through his career, along with the reflection of your actions, it will be possible to identify their profession.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Access-
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.titleUm olhar para si: o tecer da identidade docente dos professores alfabetizadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Gilberto Ferreira dapt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
egsilva.pdf410,4 kBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.