Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/605
Autor(es): Wedman, Denise da Rosa
Título: Concepções docentes sobre o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede municipal de Canoas/RS
Palavras-chave: Educação Inclusiva;Necessidades Educacionais Especiais;Ensino Regular;Concepções docentes sobre a Inclusão.
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as concepções docentes sobre o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Canoas – RS. Está inserido na linha de pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do curso de Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle - Unilasalle. O suporte teórico foi construído a partir de autores como Skliar (2012), Silva (2012), Sassaki (2012), Mazzotta (2005), Mittler (2003), Mantoan (2009), Carvalho (2010) e Beyer (2010) dentre outros. Para o estudo, foi analisada a produção científica da última década, através da análise dos trabalhos postados no Banco de Teses e Dissertações do Portal CAPES. A pesquisa empregou a combinação dos métodos qualitativo e quantitativo realizada em quatro escolas da rede municipal de ensino de Canoas com docentes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados através dos instrumentos diário de campo, questionário e entrevista. A análise dos dados realizou-se a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo com base nos estudos de Bardin (2011). O estudo aponta que, apesar da boa vontade e dedicação das docentes, o processo de inclusão de alunos com NEE no cenário municipal é ineficiente. O ato de incluir, não deve significar apenas a garantia de matrícula de tais educandos, mas assegurar aos docentes e à escola o suporte necessário à sua ação pedagógica. Constatou-se que, para efetivar a inclusão com qualidade, envolve investir na formação dos(as) professores(as), ampliar o Atendimento Educacional Especializado, efetivar as redes de apoio aos sistemas educacionais e garantir a presença do professor auxiliar. Embora esta pesquisa tenha lançado alguns apontamentos sobre a inclusão do ensino regular, esta temática continua intrigante e desafiadora, uma vez que este estudo não tinha a pretensão de esgotá-la, mas contribuir com algumas reflexões, que certamente terão continuidade a partir de novos olhares, cenários e contextos.
This study aimed to analyze the teachers conceptions about the process inclusion of pupils with Special Educational Needs in Schools Elementary School of Municipal Public Network Canoas - RS. Is inserted in search online "Teacher Training, Educational Theories and Practices of Master's degree in Education from La Salle University Center - Unilasalle. The theoretical support was constructed from authors like Skliar (2012), Silva (2012), Sassaki (2012), Mazzotta (2005), Mittler (2003), Mantoan (2009), Carvalho (2010) and Beyer (2010) among others. For the study was analyzed the scientific production of last decade, through the analysis of jobs posted in Theses Database and Dissertations of CAPES Portal. The research used a combination of methods qualitative and quantitative held in four municipal schools teaching Canoes with teachers from first to fifth year of elementary school. Data were collected through daily field instruments, questionnaire and interview. Data analysis was performed from the assumptions of Content Analysis based on studies of Bardin (2011). The study indicates that, despite the good will and dedication of the teachers, the process of inclusion of pupils with NEE in Municipal scenario is inefficient. The act of including, should not mean just ensuring enrollment of such students but ensure that teachers and the school support necessary for its pedagogical action. It was found that, to effect inclusion and quality, involves investing in the training of (the) teachers (as) expand the Specialized Educational Services, effect the networks supporting educational systems and ensure the presence of a lecturer. Although this research has cast some notes on inclusion in regular education, this issue remains intriguing and challenging, since this study did not intend to exhaust it, but contribute some thoughts, make sure you have continuity from new perspectives, backgrounds and contexts.
Orientador(es): Silva, Denise Regina Quaresma da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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