Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/600
Autor(es): Bertoja, Maria Beatriz Cunha
Título: "Do lado de lá dos portões” – Cartas e Encontros: sofrimento e hostilidade de jovens contemporâneos
Palavras-chave: Educação;Juventudes;Ressentimento;Cartas
Data do documento: 2012
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado em Educação propõe-se a explorar e compreender mais detidamente o fenômeno do sofrimento e da hostilidade por parte de jovens de Ensino Médio em relação aos seus professores. A visão desse trabalho é direcionada para os processos sociais que constroem as juventudes, com o propósito de compreender as influências dos modos de se fazer jovem sobre os modos de ser aluno e, como os alunos interagem na escola com os professores na condição de jovens que são. Assim, procurei investigar conflitos dos jovens do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, a partir do endereçamento de cartas desses jovens aos seus professores. Ouvir jovens “do lado de lá” dos portões da escola oportunizou a escuta de experiências marcadas pelo ressentimento, modo de denúncia e resistência ao sofrimento causado pelos agravos escolares. Numa perspectiva antropológica, servindo-me de recursos típicos da cartografia e da etnografia urbana, fui ao encontro de jovens em espaços naturais de sociabilidade. O registro em notas de campo dos encontros nas paisagens urbanas e as cartas escritas pelos jovens aos seus professores, enviadas a mim por correio eletrônico, foram os instrumentos de coleta dos dados. A análise se deu numa perspectiva hermenêutica que buscou compreender as manifestações dos jovens a partir de seu contexto, histórica e socialmente ambientado. O estudo aponta a necessidade de ampliar o espectro de compreensão dos sentidos das juventudes contemporâneas por parte dos professores, de modo que o diálogo seja efetivamente a tônica das relações educativas, prevenindo o ressentimento que encontra no sofrimento e na hostilidade suas forças propulsoras. No sentido de uma vingança adiada, fica como resposta à grande pergunta da pesquisa o ressentimento, como o afeto principal que provoca Sofrimento e Hostilidade.
The present MA dissertation aims to explore and understand suffering and hostility in High School teenagers in relation to the teacher figure. Based on a perspective that focuses on social processes that shape youth, this study targets at (a) comprehending the influences that stem from both youth and studentship and (b) how students, belonging to the young sphere, interact with teachers at school. I investigate conflicts related to adolescents in High School at public and private institutions. The data were collected from letters sent from the students to their respective teachers. By listening to the students' side of the story, I could notice feelings of resentment, complaints and resistance to the suffering caused by school distress. Based on an anthropological perspective and on typical cartography and ethnography resources, I gathered with these adolescents in open and natural sites of sociability. The letters written by the students were sent to me by e-mail and, along with field notes, these were the data used in this study. The analysis proposed follows a hermeneutic perspective, whose objective is to understand teenage manifestations based on the adolescents' social and historical context. Results point to the necessity to expand the educators' understanding regarding the feelings of the contemporary youth. Dialogue, thus, must be the central aspect of educational relations, preventing a resentment that derives from suffering and hostility. In a spirit of vengeance postponed, is in response to the major research question resentment, as the main causes affection Suffering and Hostility.
Orientador(es): Ratto, Cleber Gibbon
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

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