Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/593
Autor(es): Acosta, Neiva Marta Bartzen
Título: Políticas públicas de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular: o caso da rede municipal de Canoas-RS
Palavras-chave: Políticas educacionais;Educação especial;Inclusão;Tecnologias;Formação de professores
Data do documento: 2011
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: A pesquisa “Políticas Públicas de Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Regular: O Caso da Rede Municipal de Canoas - RS”, integra a linha de pesquisa “Educação, Estado e Ação Coletiva” e teve como objetivo a análise das políticas públicas de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino fundamental na rede municipal de Canoas - RS, durante a última década. O estudo se propos à verificação das estratégias e subsídios disponibilizados e a explicitação das possibilidades e limites das políticas públicas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual realizou-se análise de documentos da Secretaria Municipal de Educação, observações, aplicou-se questionários e entrevistas com os gestores, responsáveis pela inclusão dos alunos na rede. A análise textual discursiva constituiu a perspectiva metodológica de análise das informações coletadas, destacando os elementos referentes às ações dos diversos gestores responsáveis, caracterizadores de três diferentes períodos, problematizados a partir do referencial teórico utilizado, os dados coletados foram subdivididos em seis categorias: aspectos legais da educação especial; as políticas públicas de educação especial na perspectiva inclusiva; as políticas públicas de formação de professores para a educação especial na perspectiva inclusiva; a educação especial na perspectiva inclusiva e a infraestrutura; os serviços especializados na educação especial na perspectiva inclusiva e; limites e possibilidades da educação especial na perspectiva inclusiva. Os resultados apontaram para a necessidade de ampliação na oferta de formação continuada dos professores, investimento na infraestrutura e promoção do atendimento educacional especializado e, o estudo sinaliza para o uso das tecnologias da informação e comunicação acessíveis. O estudo possibilitou o conhecimento de aspectos legais da educação especial, principais políticas públicas educacionais inclusivas do país, a análise dos recursos humanos e materiais, disponibilizados para a gestão da inclusão, a reflexão sobre as possibilidades e limites das políticas públicas na área, além da apresentação e discussão de propostas exitosas e alternativas de políticas públicas de educação especial na perspectiva inclusiva na rede.
The research “Public Politics of Inclusion of Pupils with Special Educational Necessities in the Regular Teaching: The Case of the Municipal Net of Canoas – RS”, integrates the line of research “Education, State and Collective Action”, and had as objective the analysis of the public politics of inclusion of the pupils with special educational necessities in the schools of fundamental teaching in the municipal net of Canoas – RS, during the last decade. The study has proposed the verification of the strategies and the evaluable subsidies and the explicitness of the possibilities and limits of the public politics of special education in the perspective of the inclusive education. A qualitative investigation is at stake, the type of study case, in which the analysis of documents of the Municipal Secretary of Education took place, observations, questionnaires and interviews with the managers, responsible for the inclusion of the pupils in the net. The discursive textual analysis constituted the methodological perspective of analysis of the collected information, pointing out the elements referent to the actions of the several responsible managers, characterizers of three different periods, rendered problematic as of the theoretic referential used, the collected data have been subdivided in six categories: legal aspects of the special education; the public politics of special education in the inclusive perspective; the public politics of formation of teachers for the special education in the inclusive perspective; the special education in the inclusive perspective and the infrastructure; the specialized services in the education in the perspective inclusion; and limits and possibilities of the special education in the perspective inclusion. The results have pointed to the necessity of amplification in the offer of continued formation of the teachers, investment in the infrastructure and promotion of the specialized educational care taking, and the study signalizes for the use of the technologies of the information and communication accessible. The study made possible the knowledge of legal aspects of the special education, main public inclusive educational politics of the country, the analysis of the human and material resources, made available for the management of the inclusion, the reflection about the possibilities and limits of the public politics in the area, besides the presentation and discussion of successful proposals and alternatives of public politics of special education in the inclusive perspective in the net.
Orientador(es): Orth, Miguel Alfredo
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nmbacosta.pdf697,7 kBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.