Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/565
Authors: Silva, Alexandre Rodrigues da
Title: Frugivoria e dispersão de sementes de euterpe edulis mart. (arecaceae) por mamíferos e aves silvestres em área de floresta ombrófila densa no município de Maquiné, RS
Keywords: Palmeira-juçara;Interações animal-planta;Remoção de frutos
Issue Date: 2015
Publisher: Centro Universitário La Salle
Citation: SILVA, Alexandre Rodrigues da. Frugivoria e dispersão de sementes de Euterpe edulis Mart. (Arecaceae) por mamíferos e aves silvestres em área de floresta ombrófila densa no município de Maquiné, RS. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2015 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/565. Acesso em: 19 jul. 2016.
Abstract: Euterpe edulis Martius é considerada uma das espécies de palmeiras mais importantes para a fauna dispersora e polinizadora na Mata Atlântica por produzir uma grande quantidade de flores e frutos. Devido à exploração predatória do palmito, essa espécie vem desaparecendo da Mata Atlântica, onde se encontra ameaçada de extinção. O objetivo deste estudo foi identificar as interações entre mamíferos e aves com E. edulis, bem como contribuir para a compreensão dos processos ecológicos de dispersão e predação de sementes. O estudo foi realizado no município de Maquiné, RS, em área de Floresta Ombrófila Densa do Domínio da Mata Atlântica pertencente à Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO). Mamíferos e aves foram registrados por meio da utilização de seis armadilhas de filmagem. Os métodos de árvore-focal e de transecções também foram empregados. Ainda, foram realizados testes de germinação e as diferenças encontradas foram testadas por meio do programa GraphPad InStat 3.01. Em doze meses de estudo foram obtidos mais de 1300 vídeos com um esforço amostral de 334 armadilhas-dia. Em 1180 vídeos, a fauna interagiu diretamente com os frutos de E. edulis, totalizando 1245 interações. Em 38% destas houve consumo dos frutos, enquanto que em 37% os frutos foram carregados e em 25% foram engolidos. Considerando-se as três metodologias empregadas, foram registradas 17 espécies, 12 de aves e cinco de mamíferos. Destes, os pequenos roedores foram os que mais consumiram ou carregaram os frutos (N=616 ou 65%). Das aves, as quatro espécies de Turdus, consumiram, engoliram ou carregaram 322 frutos (33%). O percentual e/ou a velocidade de germinação foram significativamente maiores nos grupos-teste (sementes regurgitadas ou despolpadas pela fauna) do que nos grupos controle (sementes extraídas diretamente da planta). Grandes frugívoros foram eventualmente registrados, caracterizando um quadro de defaunação na área de estudo. O número de interações constatadas, contudo, confirma a importância ecológica de E. edulis para a manutenção da comunidade de frugívoros com ocorrência na localidade.
metadata.dc.contributor.advisor: Cademartori, Cristina Vargas
metadata.dc.contributor.advisorco: Silveira, Anelise Beneduzi da
Appears in Collections:Dissertação (PPGAIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arsilva.pdf2,74 MBpdfView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.