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dc.contributor.authorVasconcelos, Guilherme Ayres-
dc.date.accessioned2025-07-28T21:59:03Z-
dc.date.available2025-07-28T21:59:03Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4376-
dc.description.abstractEste trabalho avalia a potência e as implicações técnicas do uso de modelos de linguagem natural, no suporte à escrita acadêmica, com foco na análise de suas funcionalidades, desempenho, limitações e dilemas éticos. Nas últimas décadas, a inteligência artificial (IA) tem se expandido para diversas áreas do conhecimento, transformando práticas cotidianas e processos produtivos. Com o avanço recente dos modelos de linguagem, observou-se uma intensificação do uso de IA generativa em ambientes acadêmicos. O estudo justifica-se pela crescente presença dessas ferramentas no cotidiano universitário, tornando essencial compreender seu impacto real. A metodologia adotada é de natureza aplicada, com abordagem mista, envolvendo revisão bibliográfica, testes padronizados com modelos como ChatGPT, Copilot e Gemini, e aplicação de questionários a estudantes de cursos de graduação. Os objetivos específicos são: analisar o uso prático dessas tecnologias, identificar seus pontos fortes e limitações, verificar a confiabilidade das informações, comparar sua performance e investigar os riscos éticos associados. Espera-se, com isso, oferecer uma análise técnica e crítica sobre o funcionamento e as possibilidades dessas ferramentas no contexto acadêmico.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectModelos de linguagempt_BR
dc.subjectEscrita acadêmicapt_BR
dc.subjectÉtica acadêmicapt_BR
dc.subjectAnálise de ferramentaspt_BR
dc.titleAvaliação sobre a inteligência artificial generativa em escrita acadêmica: uma abordagem computacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.location.countryBrasil-
dc.contributor.advisorBackes, Luciana-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.degree.graduationCiência da Computação-
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