Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/4340
Authors: Melo, Hedmylda Duarte de
Title: O papel do assistente social no apoio às famílias de crianças com necessidades especiais: um estudo de caso
Keywords: Assistência Social;Transtorno do Espectro Autista (TEA);Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);Escola
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: Este estudo analisa o fortalecimento do papel protetivo das famílias atípicas no contexto escolar, com foco na inclusão de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi conduzida a partir de um estudo de caso realizado durante estágio supervisionado no Colégio La Salle Zé Doca, entre setembro de 2023 e junho de 2024. A metodologia incluiu rodas de conversa com as mães, visando identificar as dificuldades enfrentadas pelas famílias no processo de inclusão escolar, e desenvolver estratégias de apoio pedagógico e emocional para promover um ambiente mais acolhedor. Os resultados mostram que, apesar das dificuldades, como a falta de profissionais capacitados e barreiras de comunicação, houve avanços na relação entre escola e família, com a implementação de práticas mais inclusivas. A pesquisa reforça a importância da colaboração entre famílias, escolas e profissionais para garantir a inclusão social e o suporte adequado ao desenvolvimento das crianças com TEA e TDAH, sugerindo a necessidade de estratégias personalizadas e multidisciplinares.
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Lucia Regina Lucas da
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hedmylda Duarte de Melo.pdf306,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.