Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/4328
Authors: Emil, Desiree Anne
Title: A contribuição do serviço social para a ressignificação dos residenciais terapêuticos: relatos de uma atividade formativa para cuidadores
Keywords: Assistente social;Lógica manicomial;Residenciais terapêuticos;Cuidadores;Formação continuada
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: No Brasil, a constituição de novos espaços para substituir a instituição do manicômio não basta para que a desinstitucionalização ocorra, pois a lógica manicomial pode acompanhar as relações estabelecidas nas novas Residências e as práticas antigas de cuidados podem transformar os Residenciais Terapêuticos (RTs) em mini hospícios. A partir desse contexto, o objetivo da pesquisa consiste em suscitar o debate sobre a contribuição do Serviço Social para a ressignificação dos Residenciais Terapêuticos (RT) por meio da narrativa de uma atividade formativa para cuidadores de RTs, construída a partir de observações e intervenções realizadas em uma Instituição da região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso exploratório, buscou seus dados a partir de três fontes: a observação in loco na Instituição escolhida, questionário enviado aos cuidadores e aplicação de um projeto formativo. Dessa forma, a proposta formativa elaborada neste trabalho partiu de sugestões dos próprios cuidadores, os quais elencaram como temas mais relevantes: CID e manejo de crises, Rede Intersetorial/Socioassistencial (CAPS e UBS) e Administração de medicamentos como os primeiros na escala de importância. Os resultados mostraram que a formação continuada consiste em uma importante ferramenta do Serviço Social para a ressignificação dos RTs e a superação da lógica manicomial.
metadata.dc.contributor.advisor: Jung, Hildegard Susana
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desireé Anne Emil.pdf239,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.