Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/4297
Authors: | Contri, Marcelo Paim |
Title: | Identificação e incidência de transtornos mentais comuns em estudantes dos cursos de saúde no contexto do ensino superior |
Keywords: | Estudantes;Saúde;Transtornos Mentais Comuns;Identificação |
Issue Date: | 2025 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | O cenário acadêmico traz consigo adversidades de diversos aspectos, dentre eles o aumento da presença dos transtornos mentais comuns (TMC) tem-se provado desafiador para os acadêmicos dos cursos de saúde que almejam manter um ideal de saúde mental. Todavia o entendimento sobre este fenômeno encontra-se prejudicado pela carência de estudos inerentes a esta conjuntura. O objetivo do estudo foi mapear e analisar o contexto de saúde mental apresentado pelos estudantes dos cursos de saúde no ambiente do ensino superior. Os dados foram coletados por meio de um formulário online estruturado que mapeou os dados sociodemográficos e sofrimento mental através do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Os resultados revelaram que 98,02% dos participantes apresentaram sofrimento mental, sendo 54,46% moderado. Sintomas como nervosismo, cansaço constante e dificuldades nas atividades diárias foram os mais relatados. A maioria dos respondentes buscou psicoterapia nos últimos 12 meses, principalmente em serviços particulares, indicando barreiras no acesso ao apoio institucional. A alta prevalência de TMCs aliada às medidas protetivas de saúde mental subutilizadas apontaram a necessidade da construção de políticas de atendimento especializada, levando em consideração os aspectos biopsicossociais dos estudantes. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Feijó, Luan Paris |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Marcelo Paim Contri (1) - MARCELO PAIM CONTRI.pdf | 322,48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.