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Authors: Santos, Luiza Silva de Menezes
Title: Marcas que contam histórias: storytelling como estratégia de branding
Keywords: Administração de empresas;Marketing;Storytelling;Marca;Branding;Brand Equity
Issue Date: 2025
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: Este artigo consolida-se na área de marketing, buscando responder à pergunta: de que maneira a utilização do recurso storytelling pode vir a auxiliar as marcas em suas estratégias de branding? Deste modo, firma-se o objetivo geral de examinar como tal recurso influencia o processo de posicionamento e fortalecimento de marca. Para mais, define-se quatro objetivos específicos, sendo eles: investigar os principais elementos teóricos do storytelling; identificar suas táticas de utilização; avaliar os fatores que promovem o engajamento dos consumidores com as narrativas; e analisar campanhas promocionais que obtiveram sucesso em sua utilização. Para este estudo, foram analisadas produções publicitárias da marca gaúcha Companhia Zaffari, que atua no setor supermercadista e possui mais de 80 anos de história. As campanhas foram escolhidas por meio de critérios como: delimitação regional; repercussão pública; e período de lançamento. Ademais, executou-se uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, sob o método da análise de conteúdo definido por Bardin (2011). Ao final, foram abordados aspectos teóricos e empíricos do storytelling, aumentando a compreensão sobre este método e sua capacidade de transmitir mensagens, ideias e noções. Além de também evidenciar como tal recurso pode servir como estratégia de branding, uma vez que auxilia na comunicação de valores institucionais e posicionamentos das marcas, propagando a informação de maneira condensada aos consumidores.
metadata.dc.contributor.advisor: Arruda, Cristiane Duarte de
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração)

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