Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4261
Autor(es): | Costa, Matheus Kayser |
Título: | Entre o divã e a planilha: a aprendizagem gerencial de psicólogos empreendedores |
Palavras-chave: | Administração de empresas;Empreendedorismo;Psicologia;Gestão de consultórios;Competências gerenciais;Aprendizagem gerencial |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | A ausência de preparo para a gestão tem se revelado um dos principais desafios enfrentados por psicólogos que decidem empreender. Diante disso, a presente pesquisa buscou compreender como esses profissionais adquirem e desenvolvem competências de gestão para administrar seus próprios consultórios, conciliando as demandas clínicas com os desafios administrativos e de mercado. O problema de pesquisa envolveu compreender de que maneira esses profissionais estruturam e gerem seus espaços de atendimento, considerando a pouca integração entre os campos da Psicologia e da Administração. O objetivo principal foi analisar o desenvolvimento das competências gerenciais entre psicólogos empreendedores, buscando também identificar os desafios e estratégias utilizados na gestão desses pequenos negócios. O referencial teórico fundamentou-se nas categorias de competências do administrador, abordando as dimensões técnica, humana e conceitual, e ampliando para outras competências essenciais como a digital, a inteligência emocional e a aprendizagem contínua. A metodologia adotada foi qualitativa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a psicólogos empreendedores, e a análise dos dados seguiu a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que as habilidades humanas são desenvolvidas com maior naturalidade, enquanto as competências técnicas e conceituais são adquiridas sobretudo na prática. Como contribuição, a pesquisa identifica competências e estratégias fundamentais à gestão de consultórios psicológicos, oferecendo subsídios práticos para a atuação profissional e reforçando a importância de integrar conteúdos de gestão à formação em Psicologia. |
Orientador(es): | De Conto, Pedro Faccio |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3. Matheus Kayser.pdf | 290,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.