Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4259
Autor(es): Souza, Rodrigo Borges de
Título: O quão 'humano' um chatbot precisa ser? Uma análise dos efeitos da dimensão social na percepção de valor e performance
Palavras-chave: Administração de empresas;Chatbots;Experiência do usuário;Antropomorfismo;Utilidade percebida;Marketing de relacionamento
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Resumo: O avanço dos chatbots no contexto de atendimento ao cliente tem impulsionado mudanças relevantes na forma como consumidores interagem com empresas em plataformas online. Este estudo buscou compreender de que maneira o antropomorfismo e a utilidade percebida dessas interfaces influenciam a confiança, satisfação e percepção de valor dos usuários no atendimento digital. Para isso, adotou-se uma abordagem quantitativa, aplicando uma survey a indivíduos que haviam interagido recentemente com chatbots. Os dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas como análise fatorial exploratória e regressão linear. Os resultados apontam que a dimensão social e de personalização do chatbot exerce impacto direto e significativo sobre a avaliação de performance e valor funcional, sugerindo que elementos como empatia e personalização são decisivos para a experiência positiva do usuário. O estudo conclui que, ao avaliar uma interação com chatbots, os consumidores tendem a julgar a experiência de maneira global, considerando tanto a qualidade da conversa quanto o benefício obtido, o que reforça a importância de estratégias que integrem eficiência técnica e conexão emocional no desenvolvimento dessas tecnologias.
Orientador(es): De Conto, Pedro Faccio
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração)

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