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http://hdl.handle.net/11690/4253
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Arruda, Cristiane Duarte de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-14T23:50:31Z | - |
dc.date.available | 2025-07-14T23:50:31Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4253 | - |
dc.description.abstract | Esta tese integra a Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, de Canoas − RS. O principal objetivo é investigar os desafios relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ao longo dos cursos tecnológicos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EAD) na Área de Gestão e Negócios, sob a perspectiva da Teoria das Capacidades. A investigação buscou responder à pergunta: quais são os desafios relacionados às TIC no itinerário formativo dos cursos tecnológicos na modalidade EAD da Área de Gestão e Negócios na Unilasalle para seus estudantes? Propomos uma visão multivetorial baseada na abordagem das capacidades para uma compreensão mais eficaz da implementação das TIC nesses cursos. Originado por Amartya Sen, o conceito de capacidades oferece uma alternativa aos métodos econômicos tradicionais, destacando a importância das liberdades e capacidades individuais para o desenvolvimento humano. Martha Nussbaum amplia essa abordagem destacando a interação das capacidades com contextos político, social e econômico como fundamentais para a justiça social. Adotar essa perspectiva para analisar as desigualdades e as necessidades dos estudantes permite identificar tendências e lacunas em uma escala mais ampla. O estudo dos desafios TIC em relação às capacidades humanas propostas por Nussbaum e a visão de desigualdade de Sen proporciona uma compreensão mais rica do impacto das TIC nas vidas dos estudantes e na sociedade. Isso facilita uma resposta crítica e responsável às oportunidades e desafios que o uso das TIC apresenta, promovendo seu desenvolvimento pessoal, profissional e bem-estar, além de contribuir para o avanço social. Metodologicamente, a pesquisa engloba abordagens qualitativas e quantitativas, com um enfoque exploratório, do tipo estudo de caso. Foram analisados documentos regulatórios do ensino superior e dos cursos tecnológicos da Área de Gestão e Negócios da Universidade La Salle, além do uso de questionários e entrevistas estruturadas. A análise dos dados seguiu o modelo clássico de Arrow (1951) e a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). Os principais achados indicam a necessidade de repensar o ensino EAD, levando em conta suas particularidades e as diferenças socioeconômicas regionais. O estudo evidenciou a urgência em estabelecer estratégias e fortalecer o papel das universidades como promotoras de igualdade e acesso a equipamentos e internet de qualidade. Assim, a criação de uma escala para avaliar a eficiência dos cursos da Unilasalle, sob uma abordagem mais humanizada e diversificada, se revela como uma ferramenta relevante para o destaque da instituição no meio acadêmico, assim como na sociedade, sendo esta a maior contribuição desta tese. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Área de gestão e negócios | pt_BR |
dc.subject | Cursos tecnológicos | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância (EAD) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação (TIC) | pt_BR |
dc.subject | Teoria das capacidades | pt_BR |
dc.title | Desafios tecnológicos na formação de estudantes de educação a distância da área de gestão e negócios: uma perspectiva da teoria das capacidades | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Pontin, Fabrício | - |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGE) |
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