Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida Neto, Raimundo Bezerra de-
dc.date.accessioned2025-07-10T23:06:48Z-
dc.date.available2025-07-10T23:06:48Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4227-
dc.description.abstractO presente tema “Cultura Digital na BNCC: Desafios e oportunidades de Tecnologias da Educação em História do 9o. ano da Educação Básica no Amazonas”, busca conhecer quais os Desafios e Oportunidades das Tecnologias da Educação em História do nono ano da Educação Básica, no Amazonas. O objetivo geral é analisar a Cultura Digital na BNCC identificando os desafios e oportunidades de Tecnologias da Educação para o ensino de História no 9o. ano da Educação Básica, no Amazonas. Para alcançar o objetivo proposto, propomos os seguintes objetivos específicos: abordar o problema da Cultura Digital e das Tecnologias da Educação teoricamente, articulando a discussão teórica com a abordagem da BNCC; conhecer as especificações das Tecnologias da Educação em História do 9o. ano da Educação Básica, observando as diretrizes da BNCC; e identificar as principais vulnerabilidades e potenciais de desenvolvimento de tecnologia da educação no ensino de história para o 9º ano da Educação Básica, no Amazonas. Metodologicamente, trata-se de uma análise documental. Nos resultados, observa-se que há uma nova compreensão que deve ser conferida à Competência Cultura Digital na BNCC, com fundamento em uma visão crítica da tecnologia, de acordo com a qual a Tecnologia deixa de ser uma conjunto de artefatos e técnicas para ser então aplicada como um objeto configurado e situado social e culturalmente, permeado de valores desde a sua concepção, sendo influenciado e influenciando as pessoas em variadas maneiras de interação. Compreende-se, assim sendo, que as Competências da BNCC, em meio às quais se configura a Cultura Digital, não devem servir somente como uma maneira de conformidade do estudante um modelo socioeconômico neoliberal, ministrando atividades e assuntos contemporâneos que objetivam a manter o sujeito integrado à sociedade segundo ela se revela.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectDesafios e oportunidadespt_BR
dc.subjectTecnologias da educação em históriapt_BR
dc.subject9 o. anopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAmazonaspt_BR
dc.titleCultura digital na BNCC: desafios e oportunidades de tecnologias da educação em história do 9º ano, da educação básica no Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorPontin, Fabrício-
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDO.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.