Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3818
Autor(es): Almeida, Fabiane Aparecida Parcianello de
Título: O ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização: recontextualização das ciências
Palavras-chave: Alfabetização;Ecossistemas para aprendizagens;Contação de histórias;Recontextualização das ciências
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: ALMEIDA, F. A. P. O ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização: recontextualização das ciências. 2023. 151 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3818. Acesso em: 28 fev. 2024.
Resumo: Esta dissertação apresenta a configuração do ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização em um contexto da recontextualização das ciências. O estudo se insere no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, por meio da linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação da mesma Universidade La Salle. O objetivo é investigar a configuração do ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização por meio da recontextualização das ciências. O estudo tem uma abordagem qualitativa e exploratória e utiliza a estratégia metodológica da pesquisa participante. A observação direta da configuração do ecossistema para aprendizagens na alfabetização foi inspirada nos cotidianos de 20 estudantes de um 1.o ano da professora-pesquisadora, que atua em uma escola da rede municipal de ensino em Canoas. Nos diálogos teóricos são abordadas as reflexões sobre o processo de alfabetização e letramentos, assim como o percurso histórico da alfabetização. O ecossistema para aprendizagens é configurado no contexto da Educação, por meio da interação na tecitura do conhecimento. Assim, houve a desconstrução do ‘era uma vez’, trazendo a articulação da contação de histórias e da alfabetização, pensada a partir da recontextualização das ciências. A configuração do ecossistema ocorreu na recontextualização de três histórias, na triangulação dos dados produzidos com o referencial teórico e a interpretação da professora-pesquisadora e nas categorias emergentes: alfabetização no ecossistema; recontextualização das ciências; configuração do ecossistema para aprendizagens; e aprendizagens da professora- pesquisadora. Ao final desse percurso de aprendizagens e interações no ecossistema, configurado em um contexto de alfabetização e articulado na recontextualização das ciências, observamos que as aprendizagens ocorreram no viver e conviver.
Orientador(es): Backes, Luciana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiane_dissertação_versão final revisada (1).pdfOpen Access3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.