Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3812
Autor(es): Binotto, Sibila Francine Tengaten
Título: A construção da memória sindical a partir dos boletins informativos do período de 1987 a 1998 produzidos pelo sindicato dos técnico-administrativos em educação da UFRGS (ASSUFRGS)
Palavras-chave: Memória Social;Memória Sindical;UFRGS;Assufrgs Sindicato;Técnico-Administrativo em Educação
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: BINOTTO, S. F. T. A construção da memória sindical a partir dos boletins informativos do período de 1987 a 1998 produzidos pelo sindicato dos técnico-administrativos em educação da UFRGS (ASSUFRGS). 2023. 213 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Casnoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3812. Acesso em: 21 fev. 2024.
Resumo: O sindicalismo, na educação superior, refere-se à organização e à luta dos trabalhadores da educação superior por seus direitos e interesses coletivos. Para recordar o passado é necessário acessar uma memória das lutas sindicais. Logo, esta pesquisa partiu da necessidade de conhecer a memória relacionada a essas lutas. O objetivo da pesquisa é construir a memória sindical do Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS (Assufrgs), compreendidas entre o período de 1987 a 1998, partindo da análise dos Boletins Informativos produzidos pelo sindicato e disponibilizados pelo Centro de Documentação e Memória (CEDEM). Visa subsidiar o produto do mestrado, que é a construção de um espaço de referência para os servidores técnico-administrativos da UFRGS sobre a memória sindical e das lutas dos trabalhadores da universidade no período de 1987 a 1998. A pesquisa tem abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental, utilizando como método a análise de conteúdo na exploração do corpus documental de 445 boletins. O conteúdo analisado refere-se à temática sindical. Os resultados mesclam a memória dos boletins, relacionando a Assufrgs Sindicato com os movimentos socioeconômicos nacionais e a universidade. Por fim, verificou-se a diversidade do conteúdo dos boletins, uma vez que nem todos continham pautas específicas das lutas sindicais. É importante para entender e preservar a memória identitária e a evolução dos movimentos sindicais, bem como as lutas históricas marcadas pelas greves e manifestações com as conquistas de direitos e melhorias das condições de trabalho.
Orientador(es): Waismann, Moisés
Coorientador(es): Karawejczyk, Tamara Cecília
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sfbinottoOpen Access18,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.