Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3801
Autor(es): Ferreira, Rafael Mautone
Título: Cultura Hip Hop para o ensino de história antirracista: educabilidades nos anos finais de Ensino Fundamental
Palavras-chave: Ensino de história;Formação de professores;Cultura Hip Hop;Educação antirracista
Data do documento: 2023
Citação: FERREIRA, R. M. Cultura Hip Hop para o ensino de história antirracista: educabilidades nos anos finais de Ensino Fundamental. 2023. 166 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3801. Acesso em: 16 dez. 2023.
Resumo: A presente dissertação busca demonstrar de maneira teórico e prática, como a Cultura Hip Hop estimula Educabilidades para um Ensino de História Antirracista na Educação Formal, com a finalidade de colocar em prática a Lei 10.639/03. O suporte teórico foi construído pelo viés de uma Educação Decolonial, por meio de estratégias de utilização dos elementos e pilares da Cultura Hip Hop como conteúdos e metodologias, no intuito de incentivar engajamento e alegria dos encontros nos espaços educacionais formais, fomentando modos de re-existir diante dos desafios de um espaço que foi reservado, um lugar à margem. Lança mão da noção do Sentipensar como fundamental para entendermos e produzirmos reações ao racismo na sociedade e no Ensino de História. O trabalho foi desenvolvido com o suporte do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas da Unilasalle. A LDBE fundamenta tais necessidades e buscamos essas estratégias por meio das Educabilidades, ações coletivas e rastros ancestrais das culturas africanas e ameríndias, presentes na estética e ética da Cultura Hip Hop que, majoritariamente, encontramos no espaço da rua, um dos territórios privilegiados de manifestação, produção e sociabilização. Foi produzida uma sistematização após realizarmos e observarmos atividades práticas de Ensino de História no 9°ano, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Sapucaia do Sul. As Educabilidades da Cultura Hip Hop criam condições de desenvolvermos no Ensino Formal a educação de forma crítica e horizontal, utilizando estratégias e técnicas como a roda ancestral, sample e mixagem de conteúdos e o Sentipensar por meio da arte promovida pelo Hip Hop em seus diversos elementos e plataformas.
Orientador(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Rafael Mautone Ferreira - 2023 Final.pdfOpen Access23,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.