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http://hdl.handle.net/11690/3800
Autor(es): | Regis, Mayra Guterres |
Título: | Egressos do Ensino Médio bolsistas de iniciação cientifica júnior: oportunidades e desafios |
Palavras-chave: | Iniciação cientifica;Ensino Médio – Egressos;Iniciação Cientifica Júnior (ICJ) |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | REGIS, M. G. Egressos do Ensino Médio bolsistas de iniciação cientifica júnior: oportunidades e desafios. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3800. Acesso em: 26 dez. 2023. |
Resumo: | Este estudo surgiu em decorrência da experiência com os estudantes do Ensino Médio e o envolvimento deles com projetos de pesquisa no ambiente escolar. Assim, o foco são os egressos do programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que foram Bolsistas de Iniciação Científica Júnior (BICJ) no projeto Biblioteca Viva: Espaço de Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem. Esta pesquisa está inserida no curso de Mestrado do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade La Salle, cuja linha de formação 1 é: “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas”. A questão de pesquisa constitui-se em: Como configuram-se as contribuições (ou não) do programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) na vida escolar de egressos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Porto Alegre? O objetivo foi analisar as contribuições (ou não) do programa de Iniciação Científica Júnior na vida de egressos do Ensino Médio de uma escola estadual de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, que teve a entrevista semiestruturada com cinco egressos como técnica de coleta de dados, e o corpus formado por elas foi analisado com base na Análise Textual Discursiva. O referencial teórico apresenta o contexto dos bolsistas, tece um olhar acerca da ICJ, com uma primeira leitura da Ciência e a Iniciação Científica e contextualiza a trajetória no Ensino Médio dos participantes, tendo como base documentos normativos vigentes, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a história da Biblioteca Viva. Com base na análise realizada no corpus formado, emergiram as seguintes categorias: ‘Experiências formativas’, que descreve as experiências dos bolsistas vivenciadas no decorrer do Ensino Médio e do projeto; a categoria ‘Vivências transformadoras’, com duas subcategorias: ‘Transformação do olhar sobre si mesmo’ e ‘transformação social’, denotando a identificação das contribuições do programa na vida dos egressos; e, por último, os fatores relacionados ao projeto, que contribuíram para a continuação dos estudos após o Ensino Médio por meio da categoria ‘Construção de um projeto de vida’, que vislumbrou a continuação da formação após o Ensino Médio, na Educação Superior. |
Orientador(es): | Casagrande, Cledes Antonio |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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