Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3777
Autor(es): Freitas, Ana Cristina
Título: A refeição gastronômica francesa no patrimônio imaterial mundial da Unesco e a construção identitária
Palavras-chave: Patrimônio imaterial;Gastronomia francesa;Memória coletiva
Data do documento: 2023
Citação: FREITAS, A. C. A refeição gastronômica francesa no patrimônio imaterial mundial da Unesco e a construção identitária. 2023. 122 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3777. Acesso em: 13 dez. 2023.
Resumo: Este estudo tem como tema a gastronomia da França abordada através da refeição gastronômica francesa como integrante da lista do Patrimônio Imaterial da UNESCO. A motivação se deu através da vivência como professora de Francês, dispondo da gastronomia francesa como ferramenta no ensino de Língua Francesa nos cursos de idiomas das Universidades La Salle e Feevale bem como professora assistente no curso de Graduação da Feevale em uma disciplina intitulada “Francês para a Gastronomia”. O objetivo principal deste estudo é investigar como a alimentação representativa da França pode contribuir na (re)construção de identidade e, consequentemente, servir de base para o aprendizado da língua francesa. Este busca responder ao problema desta pesquisa: de que maneira a refeição gastronômica francesa se tornou um patrimônio podendo servir de base para o aprendizado da língua francesa? Para tanto, aplica-se a metodologia qualitativa, bibliográfica e documental cujo corpus é composto de documentos da candidatura francesa disponíveis no site da UNESCO e levantamento bibliográfico de teóricos que exploraram conceitos de: transmissão, memória coletiva/social, construção de identidade coletiva. A abordagem é crítico-dialética, compreendendo os fatos sociais admitindo as influências políticas, econômicas e culturais, contextualizando o objeto de estudo (no caso, a patrimonialização da refeição francesa). Ademais, integrando um Mestrado Profissional cuja aplicação do estudo se estende, obrigatoriamente, a um produto final, mostra-se a elaboração de um minicurso de língua francesa cujos objetivos são: instrumentalizar os estudantes do Curso de Gastronomia articulando o vocabulário básico da refeição francesa com o léxico em francês útil ao cotidiano da cozinha; promover um espaço de reflexão e discussão acerca do papel e da importância da valorização dos saberes e rituais das refeições para construção identitária e memória coletiva
Orientador(es): Mangan, Patrícia Kayser Vargas
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertaçãoVersãoFinalAjustada_AnaCFreitas.pdfOpen Access38,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.