Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3760
Autor(es): Jung, Hildegard Susana
Altmann, Idio Fridolino
Neves, Fabiana Moreno das
Título: A pesquisa científica na educação e a imersão de novos paradigmas: possibilidades para metodologias significativas
Palavras-chave: Ciências da educação;Epistemologia;Paradigma das ciências da educação
Data do documento: 2023
Citação: JUNG, H. S.; ALTMANN, I. F.; NEVES, F. M. A pesquisa científica na educação e a imersão de novos paradigmas: possibilidades para metodologias significativas. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, v. 28, e023003, 2023. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8958. Acesso em: 29 nov. 2023.
Resumo: O objetivo do presente artigo consiste em apresentar uma reflexão sobre os paradigmas existentes e emergentes frente a um contexto teórico-científico bem como a necessidade de mudança devido aos desafios enfrentados em determinados momentos. Assim, o texto, de abordagem qualitativa e caracterizado como uma revisão bibliográfica, contextualiza esse braço da filosofia que trata da natureza da pesquisa científica, do conhecimento no campo educacional – não somente do âmbito da epistemologia, mas também no da fundamentação dos paradigmas das ciências e da educação – e do conhecimento científico. As questões metodológicas estão diretamente relacionadas com essa reflexão sobre os resultados significativos e o que precisa ser modificado a partir de uma análise sobre o contexto social em que se está inserido. Para fundamentar este artigo, apresentam-se as contextualizações que dialogam em torno de autores como Alda Judith Alves-Mazzotti, Pierre Bourdieu, Boaventura de Sousa Santos, Bernard Charlot, Edgar Morin, Thomas Kuhn e Mario Osório Marques. Portanto, o artigo expõe, no seu panorama científico, uma resposta às imposições das ciências na contemporaneidade sem o rompimento com o passado e as suas tradições, mas apresentando um olhar voltado para o futuro. A partir dessa perspectiva, precisamos ter clareza do campo científico em que estamos inseridos, conhecendo, de fato, suas peculiaridades para optarmos por um método que contemple as necessidades apresentadas e tendo segurança do que estamos fazendo. Enfim, pode-se concluir que os profissionais da educação precisam de uma base de pesquisa científica sólida para terem subsídios necessários ao experimentarem novas metodologias em suas práticas pedagógicas, para que estas sejam significativas para os estudantes.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
8958-43495-2-PB.pdfOpen Access230,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.