Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3756
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fortuna, Volnei | - |
dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T17:04:43Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T17:04:43Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | FORTUNA, V.; JUNG, H. S. Implicações do método na dinâmica ensino-e-aprendizagem. Revista Vozes dos Vales, n. 2, ano 11, 2022. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/no-24-ano-xi-102023/. Acesso em: 29 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3756 | - |
dc.description.abstract | O artigo está voltado à temática da prática docente e suas implicações sobre a aprendizagem. Nesse contexto, tem como objetivo discutir sobre as implicações da escolha do método na dinâmica ensino-e-aprendizagem1 . A partir de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, a discussão gira em torno de estratégias que podem colaborar com a condução de uma educação de excelência, aqui compreendida como aquela que colabora com uma aprendizagem significativa. Os resultados sinalizam que a educação é útil quando prepara os sujeitos para uma vida com sentido. A vida com sentido exige exame, reflexão, argumentação e debate, considerando a importância da diversidade na consolidação de sociedades humanizadoras. Dessa forma, percebe-se a importância de vislumbrar novas formas metodológicas atentas às necessidades hodiernas. A centralidade no professor, na aula expositiva, no conteudismo, na postura passiva do estudante e o verticalismo pedagógico, característicos da educação tradicional não dão mais conta aos desafios da educação contemporânea. O ensino e a aprendizagem inovadora e significativa exigem interação, diálogo humanizador, gestão compartilhada, invenção e resolução de problemas capazes de provocar o estudante a compreender o seu contexto, a sua realidade e através disso, transformá-la. Pode-se concluir que inovar exige tomada de decisão assertiva quanto à melhor escolha metodológica e demanda colocar-se a caminho na superação dos métodos convencionais de educação em vista de metodologias ativas aptas a formar crítica e reflexivamente os sujeitos, atentando-se às nuances das sociedades. A prática pedagógica que utiliza metodologias ativas requer envolvimento, apropriação, conectividade, sociabilidade entre outros elementos que tornam a aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Educação inovadora | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | Implicações do método na dinâmica ensino-e-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Implicações-do-método-na-dinâmica-ensino_e_aprendizagem.pdf | Open Access | 270,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.