Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3702
Autor(es): Fossatti, Paulo
Guths, Henrique
Título: Gestão da qualidade de vida no trabalho docente.
Palavras-chave: Gestão Educacional;Qualidade de Vida no Trabalho Docente;Educação Superior
Data do documento: 2023
Editor: Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina
Citação: GUTHS, H.; FOSSATTI, P. Gestão da qualidade de vida no trabalho docente. Perspectiva, [S. l.], v. 41, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/85292. Acesso em: 17 nov. 2023.
Resumo: A chegada da pandemia nos faz repensar o olhar para a qualidade de vida, inclusive em instituições de educação superior. Neste cenário, a docência sofre, diretamente, impacto no seu ambiente de trabalho, nas formas de se relacionar no processo de ensino-aprendizagem e no uso de novas ferramentas tecnológicas para a educação. O artigo aborda a qualidade de vida no trabalho docente. Este estudo tem por objetivo elaborar uma estrutura de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho Docente (G-QVTD) para uma Universidade Comunitária do sul do Brasil. O método desenvolvido utilizou o Design Science Research que busca o desenvolvimento de artefatos para solucionar problemas reais. Dentre os instrumentos para a coleta de dados utilizou-se grupos focais com lideranças estratégicas da instituição em foco. O campo empírico, objeto deste estudo, é uma universidade comunitária do sul do Brasil. Os resultados são expressos em dez macroelementos, a saber: Políticas, Estratégia, Processos, Liderança, Estrutura, Recursos, Cultura, Recompensas, Resultados e Adaptabilidade. Este último macroelemento denota uma nova configuração no processo de entendimento na qualidade vida no trabalho decorrente dos novos cenários pandêmicos e póspandêmicos. As considerações finais apontam para a necessidade de definição de uma política institucional docente que apoie a estratégia e a implementação do arcabouço da organização alinhados à cultura organizacional.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hguths.pdfOpen Access688,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.