Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3657
Autor(es): Ferreira, Rafael Mautone
Silva, Gilberto Ferreira da
Título: Ensino de história antirracista e a Lei 10.639/03: cultura Hip Hop e suas educabilidades
Palavras-chave: Ensino de História;Cultura Hip Hop;Educação Antirracista;Formação de Professores
Data do documento: 2023
Citação: FERREIRA, R. M.; SILVA, G. F. Ensino de história antirracista e a Lei 10.639/03 : cultura Hip Hop e suas educabilidades. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 2, p. 22–37, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i2.7048. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7048. Acesso em: 10 nov. 2023.
Resumo: A Lei Nacional 10.639, sancionada em 2003, que obriga o Ensino da história e Cultura Afro-brasileira nas escolas é uma das conquistas, preconizada pelos movimentos sociais, particularmente, pelo movimento negro brasileiro. Neste trabalho, nosso objetivo sevolta para compreender as contribuições que a Cultura Hip Hop pode aportar ao ensino de história na educação básica, tomando por foco as práticas curriculares voltadas ao último ano do ensino fundamental. Lançando mão da ideia de educabilidades, examina-se, desde a gênese do Hip Hop até as formas atuais deexpressões próprias desta cultura. Nessa direção despontam, em especial, a Técnica da Sampleagem e da Mixagem como potenciais recursos para exercitar na docência do ensino de história. Dentre os destaques se observa a potencialidade que se apresenta nestas práticas culturais que ainda precisam ser melhores tratadas no ambiente do currículo escolar e no ambiente da escola de forma mais ampliada. Acreditamos que tanto os profissionais da educação (professores) quantoa comunidade e os estudantes são convocados a exercitar o protagonismo, ao conhecer, praticar e reconhecer a cultura hip hop, uma vez que o uso das técnicas implicaem processos coletivos, abertos e interativos de aprendizagem.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo+2.pdfOpen Access381,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.