Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3552
Autor(es): Lourenço, Gisleine Verlang
Fossatti, Paulo
Jung, Hildegard Susana
Santos, Joanah Dal Mas Dos
Título: Observação em psicologia escolar: vivências em uma instituição pública de ensino superior e médio
Palavras-chave: Psicólogo Escolar;Estágio;Observação Psicológica
Data do documento: 2022
Editor: Universidad Dr. Rafael Belloso Chacín (URBE)
Citação: SANTOS, J. D. M.; JUNG, H. S.; FOSSATTI, P.; LOURENÇO, G. V. Observação em psicologia escolar: vivências em uma instituição pública de ensino superior e médio. Telos: Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 176-194, 2022. Disponível em: http://ojs.urbe.edu/index.php/telos/article/view/3635. Acesso em: 01 set. 2023.
Resumo: Trata-se de uma experiência de estágio curricular básico de observação em Psicologia Escolar em uma instituição pública de ensino superior e médio no Sul do Brasil, na qual foram realizadas trinta horas de observação e a criação de um plano de ação, conforme a proposta do estágio. Objetiva-se refletir sobre a experiência vivida no estágio obrigatório do curso de psicologia. O trajeto metodológico (Will, 2012; Fortunato, 2018; Zimerman, 2004; Orrico, 2016) é de ordem qualitativa e cunho descritivo, caracterizando-se como relato de experiência. A partir das observações e construção do relato de experiência de um estágio em observação em psicologia escolar, reflexões vieram à luz da pesquisa, as quais se considera importante ressaltar: a) A relevância do vínculo para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e acolhimento aos sujeitos da pesquisa nas instituições de ensino em que estão inseridos; b) A presença, acompanhamento e olhar de cuidado do psicólogo escolar, como ressaltam os objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Brasil, 2010); c) A problematização da conduta ética (CFP, 2005) do psicólogo escolar como responsável por seus estagiários. Ademais, percebeu-se a importância do papel da psicologia escolar na instituição em que o profissional está inserido para uma posição ativa e acolhedora, contribuindo de forma efetiva para o auxílio do bem-estar mental e acadêmico dos sujeitos da pesquisa.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access252,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.