Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3550
Autor(es): | Jung, Hildegard Susana Fortuna, Volnei |
Título: | As metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes |
Palavras-chave: | Metodologia ativa;Práxis pedagógica;Criatividade;Educação inovadora |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Nacional do Oeste |
Citação: | FORTUNA, V. ; JUNG, H. S. As metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes. Revista Desafíos del Desarrollo, [S.l], v. 3, p. 21-24, 2023. Disponível em: https://desafiosdeldesarrollo.uno.edu.ar/wp-content/uploads/2023/07/Revista-N%C2%B03.pdf. Acesso em: 01 set. 2023. |
Resumo: | O artigo tem como proposta tematizar as metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes. A questão problematizadora que permeia e inquieta a reflexão referente ao campo educativo atual consiste: como as metodologias ativas de aprendizagem podem potencializar o desenvolvimento dos processos reflexivos e criativos na perspetiva dos professores que atuam em escola privada? Tem-se como objetivo analisar a percepção dos professores de uma escola privada localizada num município gaúcho no que tange às metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Para que a efetividade do objetivo ocorra, optou-se pela realização de um estudo de caso de forma qualitativa na instituição de ensino. Para tanto, estar-se-á analisando e refletindo a partir dos dados elencados pelos professores na pesquisa. O estudo deixa-nos explicita a importância das metodologias ativas na qualificação do ato pedagógico, apresentando ferramentas de inovação, empreendedorismo, personalização, cultura maker e design think, sendo os professores os mediadores na dinâmica de ensino e aprendizagem. O agir pedagógico inovador é uma forma elevada de práxis pedagógica que conduz à superação do quefazer pedagógico, repensando assim a estrutura organizacional do espaço educativo e das atuais formas de educar. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 677,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.