Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3515
Autor(es): Souza, Marcos Rogério dos Santos
Título: Luzes acesas sobre gênero e sexualidade na formação continuada da educação infantil de Sapucaia do Sul/RS
Palavras-chave: Educação infantil;Formação continuada;Gênero;Sexualidade
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SOUZA, M. R. S. Luzes acesas sobre gênero e sexualidade na formação continuada da educação infantil de Sapucaia do Sul/RS. 2022. 209 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3515. Acesso em: 19 maio 2023.
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Linha de pesquisa - Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas da Universidade La Salle e se delineia no campo da educação. Tem como objetivo geral analisar se a formação continuada possibilita reflexões e saberes, sobre os temas gênero e sexualidade, as/aos docentes das escolas de educação infantil da rede pública municipal de Sapucaia do Sul/RS. Como objetivos específicos propõem-se investigar empiricamente, nos calendários de formação continuada no período de 2015 a 2019. Caso os temas gênero e sexualidade tenham sido abordados nas formações continuadas das escolas de educação infantil, buscase averiguar se estas auxiliam as/os docentes na construção de projetos ou abordagens pedagógicas sobre os temas: gênero e sexualidade no cotidiano escolar. Para tanto, parte-se de uma pesquisa qualitativa, documental e exploratória com aplicação de um questionário junto às professoras e aos professores da educação infantil, totalizando quarenta participantes. Ancora-se no referencial teórico de autores como: Butler (2018), Foucault (2019), Freire (1996), Freud (2015), Louro (2001), Seffner (2016), Silva (2005), Scott (1995), Souza (2020) entre outros. Por meio da análise documental obteve-se como resultado principal que, nos calendários escolares de 2015-2019, os temas gênero e sexualidade não se faziam presentes nas formações continuadas. No que se refere aos resultados do questionário, destaca-se que as quatro escolas de educação infantil revelam forte necessidade de que essa temática seja trabalhada com as/os profissionais na formação continuada. Logo urge uma atenção nas formações continuadas sobre os temas gênero e sexualidade na educação infantil e sua importância para o papel das/os docentes na des/construção de seus significados e significantes. Também, é importante ressaltar a importância desse tema para o desenvolvimento da criança e, ainda, para os discursos e práticas pedagógicas das/os educadoras/es sobre os modelos fixos de masculinidades e feminilidades. Infere-se, pois, que cada pessoa deva ser compreendida em sua singularidade. Deste modo, cabe aos profissionais da educação os discursos e práticas pedagógicas que concretizem o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, os quais estão para além de interesses públicos e privados. Por fim, fica evidente que a articulação entre pesquisa e referencial teórico é recomendada na construção de novas formas de se pensar e fazer o processo de formação continuada nas escolas de educação infantil da rede pública municipal de Sapucaia do Sul e que possam privilegiar a diversidade, inclusão, gênero e sexualidade, como temas inerentes ao desenvolvimento humano.
Orientador(es): Silva, Denise Regina Quaresma da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO IMPRESSÃO.pdfOpen Access2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.