Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3505
Autor(es): Veiga, Célia de Fátima Rosa da
Título: A trajetória bilíngue em uma escola de educação básica: contexto emergente da aprendizagem em língua inglesa
Palavras-chave: Educação;Formação de professores;Ensino e aprendizagem;Bilinguismo;Educação básica
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: VEIGA, C. F. R. A trajetória bilíngue em uma escola de educação básica: contexto emergente da aprendizagem em língua inglesa. 2022. 194 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3505. Acesso em: 04 maio 2023.
Resumo: Esta tese de doutorado versa sobre a Educação Bilíngue, fenômeno complexo e emergente na sociedade globalizada e na educação brasileira. Frente a essa temática, o questionamento motivador deste estudo refere-se a questão de pesquisa: como se configura o desenvolvimento do Systemic Bilingual, no currículo, e como intervém (ou não) na aprendizagem dos estudantes? Insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas, RS. Tem por objetivo geral analisar como se configura o desenvolvimento do programa Systemic Bilingual, no currículo, e como intervém (ou não) na aprendizagem dos estudantes. E, para melhor concretizar o estudo investigativo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar a metodologia do programa Systemic Bilingual no contexto brasileiro; verificar como estão sendo desenvolvidas as quatro habilidades da Língua Inglesa (ouvir, falar, ler e escrever), propostas pelo programa Systemic Bilingual, no contexto da aula de uma turma de 5.o ano do Ensino Fundamental; comparar o processo de aprendizagem dos estudantes de uma turma de 5o ano do Ensino Fundamental bilíngue com estudantes que não participaram do programa Systemic Bilingual; acompanhar os processos de ensinar e de aprender dinamizados nas aulas da educação bilíngue. O percurso teórico apresenta a Língua Inglesa como língua global. Aborda o bilinguismo, conceitos e suas transformações, a educação e as escolas bilíngues, as habilidades linguísticas, as aprendizagens do século XXI, o professor de educação bilíngue, a Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular, língua estrangeira para língua franca e as diretrizes curriculares nacionais para a oferta de educação escolar plurilíngue no Brasil. O itinerário metodológico da pesquisa é de abordagem qualitativa com objetivo explicativo. Os procedimentos técnicos caracterizam-na como um estudo de caso. O corpus de análise foi formado por documentos da escola e pelo diário de bordo no qual as observações da pesquisadora foram registradas. O lócus investigativo é o Colégio Franciscano Sant’Anna, Santa Maria, RS, com a implantação de um programa bilíngue tendo como estudo uma turma de estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados está embasada na Análise Textual Discursiva. Diante disso, confirma-se a tese: O desenvolvimento do programa Systemic Bilingual, articulado à proposta pedagógica franciscana, ao currículo do Colégio Franciscano Sant ́Anna, aos componentes curriculares e às áreas de conhecimento, impacta e intervém, positivamente, no processo de construção do conhecimento dos estudantes, professores e famílias. Promove uma cultura bilíngue no cotidiano escolar, com metodologia própria, planejamento integrado com desenvolvimento de habilidades linguísticas, valorização da interculturalidade, formação e acompanhamento contínuo, tendo o professor um papel fundamental no ensino bilíngue. Os resultados da pesquisa apontaram para seis categorias: Planejamento e organização da dinâmica escolar bilíngue; Processos de ensino e de aprendizagem; Habilidades linguísticas e sociointeracionais em inglês; Interdisciplinaridade e os multiletramentos no ensino da língua; A família e a educação bilíngue e o professor e seu papel fundamental no currículo da escola e no ensino bilíngue. A tese proposta contempla dados prospectivos e contributivos para a promoção da educação bilíngue no contexto do Colégio Franciscano Sant’Anna, Santa Maria, RS e para a Educação Básica brasileira.
Orientador(es): Casagrande, Cledes Antonio
Coorientador(es): Felicetti, Vera Lucia
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL CELIA DE FATIMA.pdfOpen Access4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.