Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3402
Autor(es): Martins, Jéssica de Souza
Título: Análise de comunicações sobre a síndrome de Burnout ao público leigo
Palavras-chave: Síndrome de burnout;Exaustão profissional;Psicologia organizacional
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: MARTINS, J. S. Análise de comunicações sobre a síndrome de Burnout ao público leigo. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Psicologia) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3402. Acesso em: 16 mar. 2023.
Resumo: Recentemente, o entendimento de síndrome de burnout foi reformulado e adaptado às mudanças socioculturais e históricas.Considerando a necessidade de identificar e diferenciar a síndrome de burnout de outros sintomas de sofrimento psíquico, este estudo teve como objetivo analisar como informações sobre a síndrome de burnout, incluindo seus sintomas e prevenção no contexto do trabalho, são apresentadas em revistas comerciais/magazines para o público leigo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir da seleção de 11 reportagens de principais jornais eletrônicos e revistas eletrônicas de saúde, analisados segundo a análise de conteúdo. Os resultados das análises resultaram em três temáticas principais associadas aos diferentes tipos de sintomas característicos da síndrome de burnout, sendo eles os sintomas mentais, sintomas físicos e sintomas comportamentais. Evidenciou-se uma predominância de sintomas mentais nas reportagens analisadas. Além disso, evidenciou-se que os métodos de prevenção com responsabilidade individual foram mais prevalentes. Destaca-se, portanto, a necessidade de esclarecer a inter-relação entre sofrimento individual e influências contextuais no ambiente organizacional. Tendo em vista o aumento de casos de síndrome de burnout e a emergência deste assunto, destaca-se a necessidade da Psicologia Organizacional ater-se às instituições para promover o desenvolvimento de líderes, identificar possíveis situações tóxicas no ambiente de trabalho, disseminar conhecimento sobre saúde mental e sua relação com produtividade e motivação no trabalho.
Orientador(es): Borges, Maria de Lourdes
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICA DE SOUZA MARTINS.pdfOpen Access218,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.