Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3282
Authors: | Noronha, Fabrícia Py Tortelli Backes, Luciana |
Title: | Projetos de aprendizagem associados à gamificação: adaptação da prática pedagógica. [capítulo de livro] |
Keywords: | Projetos de aprendizagem;Gamificação;Prática pedagógica;Educação on-line |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Casa Leiria |
Citation: | NORONHA, F. P. T. ; BACKES, L. Projetos de aprendizagem associados à gamificação: adaptação da prática pedagógica. In: SCHLEMMER, E.; BACKES, L.; PALAGI, A. M. M.; GUEDES, A. L. (orgs.). O habitar do ensinar e do aprender: desafios para/na/da educação OnLIFE. 1. ed., v. 2. São Leopoldo: Casa Leiria, 2022, p. 137-150. Disponível em: http://www.guaritadigital.com.br/casaleiria/acervo/educacao/desafios/137/index.html. Acesso em: 12 set. 2022. |
Abstract: | : O artigo aborda a reflexão sobre o desenvolvimento da metodologia de projetos de aprendizagem associados aos elementos da gamificação na construção dos conhecimentos de programação. A discussão se dá em torno da adaptação das ações pedagógicas para o meio on-line, devido à necessidade de distanciamento social provocada pela pandemia da Covid-19, apresentando as potencialidades e os limites da metodologia. De natureza qualitativa, o estudo faz uso da pesquisa-ação, com destaque para a fase experimental, analisando as interações no processo de aprendizagem expressas nas produções dos educandos a partir das falas, mensagens no fórum, chat, WhatsApp e recortes do diário de campo dos educadores. Assim, a adaptação da prática pedagógica para o espaço digital virtual contemplou a associação da gamificação à metodologia pedagógica, a ampliação do espaço de aprender, bem como a transformação no ambiente educacional com a alternância dos papéis entre educando e educador. |
Appears in Collections: | Capítulo de Livro (História) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lbackes.pdf | Open Access | 1,3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.