Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3193
Authors: Constante, Simone Luz Ferreira
Title: Sob o prisma da complexidade: rastros memoriais e concepções de cultura no Sistema Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, no período de 2011 a 2021
Keywords: Paradigma da complexidade;Memória social;Políticas públicas;Cultura;Sistema Estadual de Cultura;Rio Grande do Sul
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade La Salle
Citation: CONSTANTE, S. L. F. Sob o prisma da complexidade: rastros memoriais e concepções de cultura no Sistema Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, no período de 2011 a 2021. 2022. Tese (Doutorado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3193. Acesso em: 01 jul. 2022.
Abstract: Esta tese assume como problemática de pesquisa a investigação sobre as concepções de cultura e os rastros memoriais do Sistema Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, a partir da perspectiva da complexidade de Edgar Morin, com foco no princípio dialógico, na visão hologramática e no pensamento recursivo, considerando o período de 2011 a 2021. A pesquisa é qualitativa e tem como objetivos: 1) Identificar os rastros memoriais do Sistema Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, no período de 2011 a 2021, a partir do princípio dialógico da complexidade; 2) Investigar quais concepções de cultura estão contidas nos ditos e escritos sobre o Sistema Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, a partir do pensamento sistêmico e do circuito recursivo da complexidade; 3) Verificar sob quais condições emergiu o Sistema Estadual de Cultura como a principal política pública de cultura no Rio Grande do Sul, a partir da perspectiva hologramática e da auto-eco-organização com o Sistema Nacional de Cultura e as políticas culturais internacionais. O percurso investigativo está amparado teórica e metodologicamente na perspectiva do Paradigma da Complexidade de Edgar Morin, além de tecer relações com outros pensadores da Memória Social, Cultura e Políticas Públicas. Os caminhos da pesquisa foram marcados pelo levantamento bibliográfico; observações casuais feitas pela pesquisadora ao longo dos últimos 10 anos; análise das materialidades do corpus a partir dos flashes produzidos pelo prisma da complexidade, assumindo os princípios dialógico, hologramático e recursivo como categorias analíticas. O corpus engloba excertos de documentos legais de regulamentação das políticas culturais, além de registros das observações casuais feitas em conferências de cultura, reuniões de conselhos e colegiados, experiências na gestão pública e privada, capacitações e consultorias realizadas, dentre outras vivências da pesquisadora no período de 2011 a 2021. A tese apresenta algumas reflexões para a prática, dentre as quais a constatação de que um dos entraves para a gestão compartilhada e o pleno funcionamento do Sistema é a permanente disputa por um conceito de cultura majoritário e consensual entre o poder público e a sociedade civil organizada, reforçando o modelo de pensamento dicotômico, excludente e que não considera a pluralidade de concepções de cultura em cada dinâmica social. Uma nova prática possível é gerir a política pública de forma transversal e extrapolar as categorias determinadas pelas linguagens artísticas, implementando a concepção de transculturalidade nos espaços de gestão compartilhada. Implantar modelos de gestão inclusivos, integradores e que respeitem a complexidade da cultura, garantindo espaços para o exercício da democracia com mais justiça social e cognitiva. Um Sistema que oportunize a construção de novos quadros de interpretação do mundo, a partir de dispositivos inovadores que promovam transformações na realidade social.
metadata.dc.contributor.advisor: Telles, Tamára Cecilia Karawejczyk
Appears in Collections:Tese (PPGMSBC)

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