Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3187
Autor(es): Scholz, Robinson Henrique
Montanari, Cléo Zorzi
Título: O desenvolvimento da autogestão e da solidariedade nas Lojas da Ecosol, Canoas, RS, Brasil
Palavras-chave: Autogestão;Solidariedade;Economia solidária;ECOSOL
Data do documento: 2022
Editor: Universidade de Taubaté
Citação: MONTANARI, C. Z. ; SCHOLZ, R. H. O desenvolvimento da autogestão e da solidariedade nas Lojas da Ecosol, Canoas, RS, Brasil. Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional, Taubaté, SP, v. 18, n. 2, 2022. Disponível em: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5010. Acesso em: 22 jun. 2022.
Resumo: O presente artigo estuda como a autogestão é desenvolvida na gestão compartilhada nas lojas ECOSOL Canoas, em vistas as práticas de solidariedade, na perspectiva de as lojas serem constituídas, como ferramentas de economia solidária, sendo fundamentada em quatro características básicas: cooperação, solidariedade, viabilidade econômica e autogestão. Foi adotado como método de pesquisa o estudo de caso, em uma abordagem qualitativa, descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados, 10 entrevistas semiestruturadas, 02 documentos da loja e 8 observações diretas registradas em diários de campo no período de 22 a 30 de abril de 2019. A técnica da análise de conteúdo foi utilizada na interpretação dos dados. Os dados da pesquisa financiada pela FAPERGS apontam que a autogestão das lojas é desenvolvida nas tomadas de decisões e solidariamente nas responsabilidades a partir das plenárias, na construção e aplicação do Regimento Interno das mesmas, assim como também na eleição da equipe de coordenação, sendo que ela exerce um papel fundamental de liderança e moderação.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Administração)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rhscholz.pdfOpen Access176,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.