Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3130
Autor(es): Backes, Luciana
Reis, Juliani Menezes dos
Título: Diagnóstico das bibliotecas digitais de universidades federais brasileiras
Palavras-chave: Biblioteca digital;Livro digital;Universidades Federais
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Citação: REIS, J. M.; BACKES, L. Diagnóstico das bibliotecas digitais de universidades federais brasileiras. Biblionline, João Pessoa, v. 15, n. º 4, p. 80-93, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/52485/31173. Acesso em> 02 jun. 2022.
Resumo: Este artigo apresenta um mapeamento das bibliotecas digitais das universidades federais brasileiras. A partir de um diagnóstico de bibliotecas digitais verificou-se a oferta de livros digitais adquiridos através de assinatura pelas universidades. Os objetivos deste estudo foram: a) mapear as bibliotecas digitais de universidades federais brasileiras; b) diagnosticar as bibliotecas digitais de universidades federais através de critérios de avaliação; c) conhecer o acervo de e-books disponível, sua distribuição geográfica no Brasil e os assuntos ofertados. Foram avaliados os seguintes critérios: divisão regional, instituição de ensino superior, cidade, site, base de e-book assinada, idioma da base, proxy, área de conhecimento, acessibilidade digital (PNE) e suporte ao usuário. Os resultados mostraram que 67% das universidades federais assinam bases de e-books. A ampliação da oferta de livros digitais por assinatura ou em acesso aberto é fundamental para que a biblioteca digital esteja presente no ensino a distância e auxilie os usuários 24 horas por dia.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lbackes.pdfOpen Access724,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.