Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3125
Autor(es): Backes, Luciana
Barchinsk, Karen Cardoso
Silva, Ana Carolina dos Anjos Pereira da
Tarragô, Lenon da Silva
Título: O viver e o conviver em espaços híbridos: o processo de interação para potencializar a copresença
Palavras-chave: Espaços híbridos;Tecnologia digital;Interação;Presença;Copresença
Data do documento: 2019
Editor: Fundação Carlos Chagas
Citação: BACKES, L. et al. O viver e o conviver em espaços híbridos: o processo de interação para potencializar a copresença. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 14, n.º 36, p. 271-290, 2019. Disponível em: https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/2104/1803. Acesso em: 02 jun. 2022.
Resumo: As relações estabelecidas entre os seres humanos transformam o viver e o conviver na medida em que emergem das interações, das comunicações, do compartilhamento do conhecer e da cooperação. Atualmente, o mundo em que vivemos é ampliado de forma significativa, principalmente com o desenvolvimento de tecnologias digitais (TDs), onde são configurados os espaços digitais virtuais. Assim, emerge a questão sobre: Como desenvolvemos processos interativos em espaços híbridos para a construção do conhecimento? No contexto do GP-IDENTIFICAÇÃO, desenvolvemos o projeto de pesquisa “IDENTIFICAÇÃO”. A abordagem da pesquisa é por meio de Estudo de Caso, de Natureza Exploratória, com Análise Qualitativa e Quantitativa dos dados empíricos. As unidades exploradas são: presença e telepresença, nas participações dos estudantes em espaços geográficos e digitais virtuais; perturbação, no compartilhamento dos conhecimentos; e, construção do conhecimento, a partir dos processos de interação vivenciadas nas atividades. Os resultados evidenciados são baseados nos registros realizados pelos estudantes no desenvolvimento da pesquisa, mostrando que os espaços híbridos são configurados no viver e conviver com o outro, por meio da presença nas atividades, da evidência de perturbação e da interação, a fim de potencializar a copresença. No entanto, chamamos a atenção às dificuldades de telepresença e de efetivar o processo de interação.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

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