Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3120
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBackes, Luciana-
dc.contributor.authorCarneiro, Eduardo Lorini-
dc.date.accessioned2022-06-02T19:07:44Z-
dc.date.available2022-06-02T19:07:44Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCARNEIRO, E. L.; BACKES, L. Gamificação como prática pedagógica na disciplina de Geografia. Cadernos de Pesquisa, São Luís, MA, v. 28, n.º 4, p. 369-392, 2021. Disponível em: https://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13976/9971. Acesso em: 02 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3120-
dc.description.abstractPráticas envolvendo a gamifi cação ganham, cada vez mais, espaço em contextos educacionais. Vistas como potencializadoras para ação cognitiva, organização do pensamento, interpretação e engajamento dos estudantes, elas podem, também, levar ao individualismo e à competitividade na busca constante pela vitória. Assim, nos perguntamos: Como desenvolver uma prática pedagógica com elementos de gamifi cação para a construção do conhecimento científi co por meio da interação e colaboração entre os estudantes? Apresentamos a gamifi cação dos conhecimentos de Geografi a a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) realizada com uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental. A metodologia estrutura-se em uma pesquisa-ação na qual a sala de aula, com professor e os estudantes, se confi guram em um espaço de criação, unindo pesquisa e prática docente. A ação decorre da criação de um jogo, o “Geogames”, para desenvolver ação cognitiva da disciplina de Geografi a conforme a BNCC junto com o pertencimento de grupo dos estudantes. Através de atividades realizadas tanto no contexto escolar, como fora dos períodos de aula, os estudantes engajaram-se na resolução de problemas, relacionamento com os colegas e construção dos conhecimentos acerca das características geográfi cas brasileiras. Consideramos, assim, que as práticas pedagógicas permeadas por elementos de gamifi cação, a partir da mediação docente, podem representar uma condição de desenvolvimento colaborativo em vez de competitivo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Carlos Chagaspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.titleGamificação como prática pedagógica na disciplina de Geografiapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lbackes.pdfOpen Access2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.