Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3120
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Backes, Luciana | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Eduardo Lorini | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T19:07:44Z | - |
dc.date.available | 2022-06-02T19:07:44Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, E. L.; BACKES, L. Gamificação como prática pedagógica na disciplina de Geografia. Cadernos de Pesquisa, São Luís, MA, v. 28, n.º 4, p. 369-392, 2021. Disponível em: https://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13976/9971. Acesso em: 02 jun. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3120 | - |
dc.description.abstract | Práticas envolvendo a gamifi cação ganham, cada vez mais, espaço em contextos educacionais. Vistas como potencializadoras para ação cognitiva, organização do pensamento, interpretação e engajamento dos estudantes, elas podem, também, levar ao individualismo e à competitividade na busca constante pela vitória. Assim, nos perguntamos: Como desenvolver uma prática pedagógica com elementos de gamifi cação para a construção do conhecimento científi co por meio da interação e colaboração entre os estudantes? Apresentamos a gamifi cação dos conhecimentos de Geografi a a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) realizada com uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental. A metodologia estrutura-se em uma pesquisa-ação na qual a sala de aula, com professor e os estudantes, se confi guram em um espaço de criação, unindo pesquisa e prática docente. A ação decorre da criação de um jogo, o “Geogames”, para desenvolver ação cognitiva da disciplina de Geografi a conforme a BNCC junto com o pertencimento de grupo dos estudantes. Através de atividades realizadas tanto no contexto escolar, como fora dos períodos de aula, os estudantes engajaram-se na resolução de problemas, relacionamento com os colegas e construção dos conhecimentos acerca das características geográfi cas brasileiras. Consideramos, assim, que as práticas pedagógicas permeadas por elementos de gamifi cação, a partir da mediação docente, podem representar uma condição de desenvolvimento colaborativo em vez de competitivo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Carlos Chagas | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Habilidades | pt_BR |
dc.title | Gamificação como prática pedagógica na disciplina de Geografia | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lbackes.pdf | Open Access | 2,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.