Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3117
Autor(es): Backes, Luciana
Vaz, Douglas
Oliveira, Gabrielly Da Boit de
Título: Ressignificação do e-book por meio da literaturalização das ciências.
Palavras-chave: Processos de ensino-aprendizagem;Educação a distância;Prática pedagógica;Meios de ensino
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Campinas
Citação: BACKES, L.; VAZ, D.; OLIVEIRA, G. B. Ressignificação do e-book por meio da literaturalização das ciências. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, e022025, p. 1-25, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660997/27778. Acesso em: 02 jun. 2022.
Resumo: O artigo reflete sobre o material educativo digital desenvolvido para o curso de Pedagogia da Universidade La Salle - Canoas. Essa proposta emerge das experiências vivenciadas pelos autores em disciplinas ofertadas na modalidade a distância. Para superar as dificuldades evidenciadas nas experiências anteriores, considerando o contexto da cibercultura encontramos como possibilidade a literaturalização das ciências, na construção do E-book Educação, Tecnologias e Cibercultura. A reflexão, desenvolvida no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, objetiva compreender a estrutura utilizada na construção do E-book para o curso de Pedagogia e identificar as contribuições para aprendizagem dos estudantes. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, com os instrumentos: E-book, tecnologias de compartilhamento e comunicação e ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, os registros das ações dos estudantes. A partir dos dados empíricos evidenciamos na literaturalização das ciências possibilidades de estabelecer metáforas para a construção do conhecimento. Assim como, a utilização da história para contextualizar esses conhecimentos, problematizá-los por meio dos personagens e explorar a representação da imersão. Destacamos, a necessidade de ressignificar as práticas pedagógicas em congruência com o contexto contemporâneo e intensificar a mediação pedagógica na Educação On-line.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lbackes.pdfOpen Access1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.