Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3116
Authors: Jung, Hildegard Susana
Fossatti, Paulo
Silva, Louise de Quadros da
Carvalho, Henrique Jung de
Title: A compreensão do conceito de competência numa educação inovadora: um relato a partir do laboratório de aprendizagem. [capítulo de livro]
Keywords: Conceito de competência;Educação inovadora;Laboratório de aprendizagem
Issue Date: 2020
Publisher: High Rate Consulting
Citation: JUNG, H. S. et al. A compreensão do conceito de competência numa educação inovadora: um relato a partir do laboratório de aprendizagem. In: GUNGULA, E. W.; SUAREZ, W.; ARTIGAS, W. (orgs.). Investigar para educar: visões sem fronteiras. Luanda, Angola: High Rate Consulting, 2020, v. 1, p. 41-60. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7794077. Acesso em: 31 maio 2022.
Abstract: O mundo contemporâneo impõe outro ritmo de vida à sociedade e, consequentemente, a educação também necessita modificar-se. Em Brasil, a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) demanda que a aprendizagem se deve orientar por competências, de forma colaborativa com as distintas áreas do conhecimento, com o envolvimento da tecnologia e em espaços de experimentação e de descubrimento, como o laboratório de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo tem como objectivo relatar a experiência do desenvolvimento de uma aplicação, denominada Repositório Criativo, com vista a potencializar o espaço do laboratório de aprendizagem com o uso da tecnologia para auxiliar aos futuros professores na compreensão do conceito de competência. Por meio da aplicação, se vê facilitada a relação entre as competências, os recursos, os objectos do conhecimento e as actividades que serão desenvolvidas. As reflexões têm tido como âncora às ideias de autores como Grandini e Grandini, (2007); Kishimoto, (2010); Masetto, (2012); Moran, (2007) e outros. Como resultados parciais, se pode confirmar que os docentes e estudantes de licenciatura vêm facilitado o seu trabalho de planificação com o uso do Repositório Criativo, visto que possibilita uma melhor compreensão da mobilização do saber (conhecimentos), do fazer (habilidades) e do ser (actitudes).
Appears in Collections:Capítulo de Livro (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hsjung.pdfOpen Access521,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.