Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3067
Authors: | Silva, Gilberto Ferreira da Munsberg, João Alberto Steffen Balzano, Otávio Nogueira |
Title: | O caminho "não tão promissor” de formação futebolística dos alunos/atletas. |
Keywords: | Futebol;‘Pés de obra’;Formação escolar;Formação futebolística |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
Citation: | MORAIS, P. H. N. et al. O caminho "não tão promissor” de formação futebolística dos alunos/atletas. RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol, [S. l.], v. 12, n. 50, p. 526-539, 2020. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/919. Acesso em: 05 maio 2022. |
Abstract: | Este texto aborda a questão da formação escolar e futebolística de alunos/atletas, no Brasil, considerados ‘pés de obra’ pela sociedade do futebol. Tem-se como objetivo demonstrar que o processo formativo não é tão promissor quanto aparenta. Em termos metodológicos, trata-se de estudo de cunho bibliográfico descritivo, tendo como suporte teórico contribuições de especialistas da área esportiva, ‘lincando’ conceitos clássicos com pressupostos advindos da decolonialidade. O trabalho evidenciou que o processo de formação escolar e futebolística prioriza o treinamento esportivo em detrimento dos estudos. Assim, em caso de insucesso no futebol, o jovem resulta marginalizado cultural e socialmente. Conclui-se ser essencial o envolvimento de todos os segmentos responsáveis pela formação - em especial a escola, o clube e a família -, trabalhando numa perspectiva que contemple a diversidade cultural e social desses alunos/atletas, tornando-os cidadãos e não apenas “boleiros”. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gfsilva.pdf | Open Access | 265,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.