Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2964
Autor(es): Felicetti, Vera Lucia
Pereira, Marcelo Almeida de Camargo
Barro, Dânia
Trezzi, Clóvis
Spicer-Escalante, Maria Luisa
Título: Self-assessment: observing and analyzing the teaching practice
Palavras-chave: Processos de Ensino-Aprendizagem;Prática docente;Autoavaliação;Educação superior
Data do documento: 2020
Editor: Fundação Carlos Chagas
Citação: PEREIRA, M. A. C. et al. Self-assessment: observing and analyzing the teaching practice. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n.º 76, p. 7-26, 2020. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/7010/3960. Acesso em: 17 maio 2022.
Resumo: Este estudo apresenta os resultados da reflexão conduzida em duas aulas, por meio da ferramenta SATS (Self-assessment of Teaching Statement). A análise qualitativa da utilização da ferramenta foi realizada com base na gravação dessas aulas em duas IES (Instituições de Ensino Superior) distintas, originando metatextos. A partir dos quais descreve-se o “Aquecimento”, período inicial da aula em que se situa o estudante em relação à aprendizagem daquele dia; e o “Desenvolvimento da Aula”, com olhar atento às características: interação professor-aluno, uso de estratégias didáticas, tempo, e contextos reais utilizados. Os resultados apontam para as possibilidades de reflexão em e na ação pedagógica proporcionada pela ferramenta.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vlfelicetti.pdfOpen Access234,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.