Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2913
Autor(es): | Silva, Gilberto Ferreira da Casagrande, Cledes Antonio Flores, Cristine Gabriela De Campos Gomes, Luana Barth |
Título: | Por uma escola intercultural: a sala de aula como lugar de muitas histórias |
Palavras-chave: | Colonialidade;Educação decolonial;Educação intercultural;Geoepistemologia |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Revista Inter Ação |
Citação: | GOMES, L. B. et al. Por uma escola intercultural: a sala de aula como lugar de muitas histórias. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 95–112, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/65079. Acesso em: 04 maio 2022. |
Resumo: | : Este artigo aborda a temática da colonialidade na Educação Básica e tem como objetivo discutir a maneira como a escola brasileira tem participado na reprodução de uma única perspectiva histórica, a eurocêntrica. Para isso, estabelece um diálogo hermenêutico a partir de conceitos e reflexões de autores decoloniais, os quais defendem a produção de um pensamento desde o sul. Sugere-se a pedagogia decolonial como um dos caminhos para se chegar a outros conhecimentos, narrativas e cosmovisões. Tal dinâmica implica um diálogo crítico sobre os conhecimentos, modos de pensar do mundo ocidental e uma abertura aos povos originários e afrodiaspóricos em terras americanas. Por fim, defende-se a proposta de uma educação intercultural, que tenha como base a pluralidade e a ancestralidade de seus povos. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gfsilva.pdf | Open Access | 406,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.