Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2877
Authors: Jung, Hildegard Susana
Fossatti, Paulo
Soares, Tatiani Prestes
Hoernig, Ana Marli
Title: Percepções de empreendedorismo e inovação na gestão do ensino superior
Keywords: Gestão educacional;Ensino superior;Empreendedorismo;Inovação
Issue Date: 2020
Publisher: Editora de la Universidad de Santo Tomás
Citation: HOERNIG, A. M. et al . Percepções de empreendedorismo e inovação na gestão do ensino superior. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN SOBRE GOBERNANZA UNIVERSITARIA, 8., 2020, Bogotá, Colombia. Anais [...]. Bogotá, Colombia: Editora de la Universidad de Santo Tomás, 2020, v. 1, p. 1-12. Disponível em: https://repository.usta.edu.co/handle/11634/30714?show=full. Acesso em: 11 maio 2022.
Abstract: Este ensaio tem como temática a gestão educacional. Temos como objetivo identificar aspectos de empreendedorismo e inovação na universidade contemporânea. A partir de bibliografia disponibilizada na disciplina Gestão de Instituições de Ensino Superior: fundamentos e práticas, fez-se a revisão de literatura em uma pesquisa qualitativa básica. Utilizando os descritores: empreendedorismo e inovação no ensino superior, chegouse aos textos que trazem percepções atuais sobre o assunto. Os resultados trazem percepções de busca e efetivação de práticas inovadoras nas instituições de ensino superior através de posturas flexíveis por parte dos diferentes atores educacionais, por meio da autonomia para as instituições, que poderão então efetivar a transversalidade e a interdisciplinaridade em seus currículos. Concluímos que há uma tendência geral nas instituições de ensino superior para a busca e efetivação da inovação e empreendedorismo, da conceituação às práticas, mas ainda há muito a se desenvolver para que a educação empreendedora se consolide.
Appears in Collections:Apresentação em Eventos (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hsjung.pdfOpen Access258,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.