Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2848
Autor(es): Jung, Hildegard Susana
Lima, Diandra Tábata Nunes
Silva, Mônica Gonçalves da
Título: Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música
Palavras-chave: Estágio supervisionado;Ensino pela música;Formação integral;Trabalho pedagógico
Data do documento: 2019
Editor: Educa: Revista Multidisciplinar em Educação
Citação: SILVA, M. G.; LIMA, D. T. N.; JUNG, H. S. Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música. Educa: Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho/RO, v. 6, n.º 14, p. 178-191, 2019. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3099/2778. Acesso em: 10 maio 2022
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da música enquanto facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência docente de Estágio Supervisionado com um grupo de crianças da Educação Infantil Jardim B. Os resultados apontam para: a) o significativo papel da música para a formação integral do sujeito, reverenciando os valores culturais; b) a música enquanto difusora do senso estético e promotora da sociabilidade e expressividade no processo educativo; c) a compreensão dos sentidos integradores, participativos e de cooperação que a música promove, auxiliando o trabalho pedagógico com o desenvolvimento motor, a sincronia e os movimentos. Conclui-se que, além da preocupação com o aprendizado, o importante é propiciar, por meio da musicalização, modificações internas que levem ao crescimento do indivíduo. Essa forma de abordar a prática da música pode servir para a formação do professor, mas, antes de tudo, ele tem de acreditar na metodologia com a qual pretende trabalhar e munir-se de suas ideias, para, assim ter condições de atuar adequadamente.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access201,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.