Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2825
Autor(es): Jung, Hildegard Susana
Meinhardt, Moana
Vaz, Douglas
Título: Saberes emergentes do período pandêmico no curso de pedagogia: percepções discentes sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação na educação
Palavras-chave: Formação de professores;Tecnologias de informação e comunicação;Aprendizagem;Inovação;Docência
Data do documento: 2021
Editor: Revista Devir Educação
Citação: MEINHARDT, M. ; VAZ, D.; JUNG, H. S. Saberes emergentes do período pandêmico no curso de pedagogia: percepções discentes sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação na educação. Revista Devir Educação, Lavras/MG, Edição Especial, p. 227-246, 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/413/227. Acesso em: 09 maio 2022.
Resumo: Para muitos setores da sociedade, o ano de 2020 foi um divisor de águas no que se refere aos percursos e perspectivas até então adotados. Na educação básica, a pandemia mostrou uma fragilidade no que se refere à utilização de tecnologias digitais, ocasionada por falta de estrutura e/ou lacunas na formação de professores. Na educação superior, em pouco tempo professores tiveram que “virar a chave”, reorganizando o processo ensino-aprendizagem, mediante a inserção de tecnologias de informação e comunicação que garantissem a interação com os estudantes e entre estes. Diante dessa situação, o presente estudo de caso teve como objetivo analisar os aspectos da formação docente que, na concepção dos estudantes de um curso de Pedagogia presencial de uma universidade comunitária da região metropolitana de Porto Alegre, RS, foram potencializados a partir da união entre educação e tecnologias, durante a pandemia da Covid-19. O levantamento dos dados foi realizado a partir do envio de questionário on-line aos acadêmicos. A partir da análise, verifica-se a aceleração, por conta da pandemia, da inserção e utilização das tecnologias de informação e comunicação nas diferentes disciplinas do curso de Pedagogia; a desacomodação dos docentes no que se refere às suas práticas pedagógicas; e a suscitação de novos saberes docentes alinhados às demandas da educação contemporânea.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access499,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.