Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2819
Autor(es): | Jung, Hildegard Susana Silva, Louise de Quadros da Fossatti, Paulo |
Título: | Recursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitais |
Palavras-chave: | Avaliação por competências;Google Forms;Prática docente com tecnologias |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Revista Roteiro |
Citação: | SILVA, L. Q.; JUNG, H. S.; FOSSATTI, P. Recursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitais. Revista Roteiro, Joaçaba, v. 46, e24926, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24926/16077. Acesso em: 09 maio 2022. |
Resumo: | O objetivo da pesquisa consiste em refletir sobre as possibilidades de uso do Google Forms para a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com aplicação de um questionário a 189 professores. Os resultados apontam para: 1. A possibilidade de elaboração de atividades remotas por meio do recurso em estudo; 2. Variados tipos de questões; 3. Aplicação da avaliação presencialmente ou online; 4. Feedback instantâneo; 5. Análise das respostas através de planilhas ou gráficos; 6. Facilidade em realizar o download ou arquivamento no drive; e 7. Possibilidade de discussão dos resultados com os estudantes através dos relatórios disponíveis. Concluímos que o Google Forms possui diferentes possibilidades para a avaliação no ensino superior, mas salientamos a necessidade de preparo e desenvolvimento por parte dos docentes para trabalhar com essa tecnologia. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 342,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.