Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2797
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Fernanda Cristina Melo | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-06T16:57:57Z | - |
dc.date.available | 2022-05-06T16:57:57Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, F. C. M. Desatracar o barco: a escolarização de alunos com deficiência na região ribeirinha amazônica. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2797. Acesso em: 06 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2797 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, tem como objetivo analisar a escolarização, no ensino fundamental, de alunos com deficiência no contexto da região ribeirinha amazônica. Os objetivos específicos remetem a identificar os alunos com deficiência atendidos pela rede de ensino municipal, descrever os apoios oferecidos aos alunos com deficiência, como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), e o uso da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), e analisar os desafios relativos à observância da política nacional de inclusão para o ensino fundamental. O método é quanti/qualitativo, descritivo, configurando-se como pesquisa documental. A coleta de dados, através de informações oriundas da Secretaria de Educação (SEMEI) e presentes no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (SIGEAM), contempla normativas institucionais, informações sobre discentes e docentes, planejamento dos professores, projeto político pedagógico e relatórios das atividades educacionais. Os resultados indicam que e rede municipal de ensino atende alunos com deficiência em escolas regulares, porém não observa aspectos determinados pelas legislações da educação especial e pelos decretos da educação do campo. Ressalta-se que é necessário garantir o AEE e o acesso à SRM, instituir o monitoramento de indicadores para assegurar o direito à educação aos estudantes com deficiência e construir efetivamente uma cultura inclusiva no ambiente educacional e social. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Closed Access | en |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.title | Desatracar o barco: a escolarização de alunos com deficiência na região ribeirinha amazônica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ziliotto, Denise Macedo | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fcmpereira.pdf Restricted Access | Closed Access | 2,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.