Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2613
Autor(es): Santos, Joanah Dal Mas dos
Jung, Hildegard Susana
Souza, Mariana Pinkoski de
Barbosa, Emanuele
Fossatti, Paulo
Título: Reflexões sobre empoderamento feminino e governança universitária
Palavras-chave: Mulheres instituições de ensino superior;Capital cultural;Mercado laboral
Data do documento: 2021
Editor: Cadernos de Gênero e Diversidade
Citação: Santos, Joanah Dal Mas dos et al. Reflexões sobre empoderamento feminino e governança universitária. Cadernos de Gênero e Diversidade, Salvador, v. 7, n. 4, p. 1-29, set./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/37661/26370. Acesso em: 23/03/2022.
Resumo: O objetivo do estudo consiste em refletir sobre o empoderamento feminino como uma das responsabilidades da governança universitária. A universidade confere poder à sua comunidade educativa por meio do capital cultural que ajuda a forjar. A metodologia é qualitativa e fundamenta-se na revisão de literatura. Os resultados sinalizam que o machismo ainda exerce poder na sociedade, manifestando-se em diversas áreas, incluindo o mercado laboral; a governança cumpre papel relevante no empoderamento feminino, conferindo poder à comunidade educativa por meio do capital cultural que ajuda a forjar; a mulher está em maioria nas Instituições de Educação Superior. A Educação Superior constitui espaço da presença feminina, com papel fundamental no empoderamento, mas se percebe maior presença masculina em altos cargos.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
santos.jung.souza.barbosa.fossatti.pdf565,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.