Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2612
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sales, Daniel Marcelo Benvenutti de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T22:59:47Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23T22:59:47Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SALES, D. M. B. A organização curricular na trajetória formativa dos futuros bachareis em direito: um olhar a partir da educação em direitos humanos. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2612. Acesso em: 23 mar. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2612 | - |
dc.description.abstract | O tema da presente pesquisa é a organização curricular na trajetória formativa dos futuros bacharéis em direito: um olhar a partir da educação em direitos humanos. O estudo insere-se na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, tendo como objetivo geral compreender como o ideário da Educação em Direitos Humanos é abordado na organização curricular do Curso de Graduação em Direito e nas Diretrizes Curriculares Nacionais deste curso, e quais são as possibilidades e implicações desse ideário na trajetória formativa do futuro bacharel. Essa pesquisa justifica-se pela relevância de observar se a formação do bacharelado em direito tem conseguido cumprir com o que foi idealizado para educação em direitos humanos e se os valores éticos estão aos seus serviços na formação superior. O referencial teórico baseia-se nos conceitos de Phronesis como responsabilidade, enquanto fonte de virtude e prudência, fazendo sentido quando da aplicação responsável do que é experienciado pelo processo de aprendizagem. Funda-se também no olhar para o outro e no ser responsável por seu crescimento e sua evolução, no processo de autoformação, auxiliando na conquista do conhecimento. A metodologia utilizada na pesquisa se caracteriza como teórica e documental, baseada na análise qualitativa hermenêutica dos dados e no conteúdo exploratório que busca translucidar o corpus investigativo a partir da análise documental e do referencial hermenêutico filosófico. Os resultados da pesquisa apontam que: é fundamental o olhar responsável e prudencial na construção da formação do outro; o curso de Direito, sem um parâmetro de educação fundamentado nos direitos humanos, é frágil e com uma construção do pensamento empobrecida e precária, que flerta com o positivismo, e se seduz tentando justificar o direito pelo próprio direito. Restou claro que, com uma formação que considere o olhar humano, consciente e responsável com os outros, seguramente emerge um caminho hábil à compreensão dos direitos humanos enquanto valor histórico e referencial para a humanidade, além de caminho sólido para forjar uma educação superior jurídica resistente às tentações postas pelo engessamento do exclusivo positivismo jurídico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de direito | pt_BR |
dc.subject | Organização curricular | pt_BR |
dc.title | A organização curricular na trajetória formativa dos futuros bachareis em direito: um olhar a partir da educação em direitos humanos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Casagrande, Cledes Antonio | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dmbsales.pdf | Open Access | 880,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.