Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2607
Autor(es): Santos, Eline Ribeiro Minuzzo dos
Título: Análise do curso técnico de nível médio em administração, na forma integrada, do IFAM/Campus Manaus zona leste: do projeto às práticas pedagógicas
Palavras-chave: Educação;Educação profissional;Educação técnica;Educação tecnológica;Ensino médio;Políticas públicas
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: SANTOS, E. R. M. Análise do curso técnico de nível médio em administração, na forma integrada, do IFAM/Campus Manaus zona leste: do projeto às práticas pedagógicas. 2021. 104 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2607. Acesso em: 16 mar. 2022.
Resumo: Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa em Gestão, Educação e Políticas Públicas, tendo como objetivo geral discutir as concepções das professoras e dos professores que atuam no curso do Ensino Médio Integrado (EMI) em Administração, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), campus Manaus Zona Leste (CMZL), sobre a proposta formativa constante no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), descrevendo de que forma tal proposta se efetiva nas suas práticas pedagógicas cotidianas. O referencial teórico contribui para explanar o surgimento e a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) no início do século XX, assim como o surgimento do EMI. Os pilares teóricos desse processo de investigação foram ancorados nos estudos das autoras e autores que se dedicam a contribuir com as políticas públicas educacionais voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), EMI e reformas educacionais no Brasil, como por exemplo, Ciavatta, Ramos, Moura, Frigotto e Machado. A metodologia utilizada é de cunho empírico, fazendo uso da técnica de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, de natureza aplicada a um campo de estudo, com aspectos exploratórios-descritivos, adotando como fonte de coleta de dados, a análise do documento da legislação sobre o Curso do EMI em Administração, análise documental do PPC do EMI em Administração do CMZL e aplicação de questionário para as professoras e os professores que atuam no curso, disponibilizado online. O processo de análise e interpretação dos dados ancora-se na ferramenta analítica da Análise Textual Discursiva (ATD), com base em Moraes e Galiazzi (2016), adotando-se como categorias empíricas de análise: (1) Atendimento à legislação pertinente a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), (2) Componentes da formação básica e técnica e (3) Práticas integradoras. A pesquisa permitiu concluir, dentre outros aspectos, que o PPC (2019) atende parcialmente às sinalizações da legislação educacional pertinente à EPTNM, de acordo com a Resolução No. 6/2012 do Conselho Nacional de Educação (CNE), referente às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DCNEPTNM), especificamente em seu artigo 20, incisos IV e VIII. Percebe-se que o PPC (2019) apresenta uma concepção pedagógica ancorada na proposta filosófica e pedagógica do EMI, fundamentada na formação humana integral. Conclui, ainda, que os sujeitos investigados possuem uma compreensão parcial da proposta filosófica, pedagógica, política e metodológica do EMI e que mesmo o PPC (2019) abordando as várias possibilidades de integração, a maioria dos sujeitos investigados não conseguem identificar práticas integradoras e interdisciplinares.
Orientador(es): Trezzi, Clovis
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ermsantos.pdfOpen Access2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.