Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Karina Dias da-
dc.date.accessioned2022-03-16T17:09:25Z-
dc.date.available2022-03-16T17:09:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, K. D. Um discurso sobre gênero em uma escola profissionalizante no Sul do Brasil: o que pensam, o que dizem, o que sentem, as estudantes do programa jovem aprendiz?. 2021. 185 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2605. Acesso em: 16 mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2605-
dc.description.abstractEsta dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade La Salle. Apresenta-se como objetivo geral, analisar as percepções, comportamentos e vivências das estudantes participantes do Programa Jovem Aprendiz, referentes as aprendizagens e inserção no mercado de trabalho, em uma instituição privada de educação profissional. Os teóricos norteadores do estudo foram: Louro (2008), Butler (2019), Quaresma da Silva (2015), Scott (1995), Kuenzer (2006), Tardif (2010), entre outros que auxiliaram na compreensão das análises de gênero e de temas afins. Trata-se de um estudo metodológico qualitativo, com estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados: entrevista semiestruturada e questionário aplicados com alunas/os inscritos no Programa Jovem Aprendiz, com idades entre 14 e 24 anos. Os resultados analisados, através da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). A partir dos resultados buscou-se observar, nas falas das alunas, suas perspectivas em relação a sua inserção no mercado de trabalho, abordando teóricos que discutem sobre gênero, mulher e mercado de trabalho. A pesquisa evidenciou o quando as alunas gostam do curso, e estão aprendendo novos conteúdos sobre temáticas inerentes a área da educação e preparação para o mercado de trabalho. Além de discursos sobre gênero, mulher e sexualidade, por exemplo, refletem a comportamentos importantes no ambiente de trabalho. Assim, como, o fortalecimento das meninas, mulheres que sonham e buscam um futuro melhor. Neste sentido, curso oportunizou a inserção no mercado de trabalho, além de seu desenvolvimento pessoal, profissional, protagonismo e empoderamento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.titleUm discurso sobre gênero em uma escola profissionalizante no Sul do Brasil: o que pensam, o que dizem, o que sentem, as estudantes do programa jovem aprendiz?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Denise Regina Quaresma dapt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kdsilva.pdfOpen Access3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.