Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2588
Autor(es): Sarmento, Dirléia Fanfa
Marco, Ricardo Antonio
Título: Educação de qualidade e responsabilidade social universitária: uma relação indissociável
Palavras-chave: Ensino superior;Qualidade;Responsabilidade Social Universitária
Data do documento: 2019
Editor: Revista Linhas
Citação: MARCO, R. A. ; SARMENTO, D. F. Educação de qualidade e responsabilidade social universitária: uma relação indissociável. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 234-255, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019234/pdf. Acesso em: 04 mar. 2022
Resumo: O presente artigo teve a pretensão de discutir a relação indissociável entre a qualidade da educação, em especial a do Ensino Superior, aferida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e a responsabilidade social. Para tal feito, utilizou-se, um recorte do Eixo 2 desse Sistema, denominado Desenvolvimento Institucional. Nesse Eixo, são avaliadas duas dimensões das Instituições de Educação Superior (IES): a Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a responsabilidade social universitária. Utilizou-se como método a pesquisa descritiva e a análise documental, que verificou os documentos SINAES e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os resultados apontam que a educação de qualidade e a responsabilidade social ganharam espaço nas Instituições de Educação Superior em função dos reflexos do mundo globalizado e das demandas por uma educação que efetivamente contribua para o desenvolvimento social e cidadão que emerge em uma nação. As dimensões avaliativas do SINAES acenam para uma ação integral entre ensino, pesquisa e extensão, fato que sinaliza claramente a emergência da prática da indissociabilidade, fato que viabiliza e, em certa medida, concretiza este ideário de compromisso social para as IES. Ficou evidente que a responsabilidade social começou a se expandir no espaço acadêmico por meio de pesquisas, publicações, seminários e congressos, elementos que carregam consigo os princípios e preocupação da educação de qualidade, visto sua abrangência e benefícios relacionados às boas práticas acadêmicas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dfsarmento.pdfOpen Access421,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.