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http://hdl.handle.net/11690/2588
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sarmento, Dirléia Fanfa | - |
dc.contributor.author | Marco, Ricardo Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T23:03:58Z | - |
dc.date.available | 2022-03-04T23:03:58Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | MARCO, R. A. ; SARMENTO, D. F. Educação de qualidade e responsabilidade social universitária: uma relação indissociável. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 234-255, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019234/pdf. Acesso em: 04 mar. 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2588 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo teve a pretensão de discutir a relação indissociável entre a qualidade da educação, em especial a do Ensino Superior, aferida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e a responsabilidade social. Para tal feito, utilizou-se, um recorte do Eixo 2 desse Sistema, denominado Desenvolvimento Institucional. Nesse Eixo, são avaliadas duas dimensões das Instituições de Educação Superior (IES): a Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a responsabilidade social universitária. Utilizou-se como método a pesquisa descritiva e a análise documental, que verificou os documentos SINAES e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os resultados apontam que a educação de qualidade e a responsabilidade social ganharam espaço nas Instituições de Educação Superior em função dos reflexos do mundo globalizado e das demandas por uma educação que efetivamente contribua para o desenvolvimento social e cidadão que emerge em uma nação. As dimensões avaliativas do SINAES acenam para uma ação integral entre ensino, pesquisa e extensão, fato que sinaliza claramente a emergência da prática da indissociabilidade, fato que viabiliza e, em certa medida, concretiza este ideário de compromisso social para as IES. Ficou evidente que a responsabilidade social começou a se expandir no espaço acadêmico por meio de pesquisas, publicações, seminários e congressos, elementos que carregam consigo os princípios e preocupação da educação de qualidade, visto sua abrangência e benefícios relacionados às boas práticas acadêmicas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Linhas | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade Social Universitária | pt_BR |
dc.title | Educação de qualidade e responsabilidade social universitária: uma relação indissociável | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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